Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Um novo Rio Pinheiros e a gestão de obras

Como as obras de saneamento e o gerenciamento delas trouxeram para a capital Paulista uma nova perspectiva de qualidade de vida.

Rio Pinheiros - Tratamento de esgoto

Foto: canva.com / FernandaLeon

​Construção de centenas de quilômetros de rede de tratamento de esgoto foi gerenciada em diferentes pontos da grande São Paulo. 180 mil famílias já deixaram de despejar dejetos no rio.

Quem passeia pelos arredores da marginal Pinheiros, em São Paulo, pode observar significativas mudanças promovidas pelo programa Novo Rio Pinheiros, um projeto de revitalização urbana com objetivo de recuperar em tempo recorde um dos Rios mais poluídos da cidade.

Desde o início do programa, em 2019, o Consórcio Inovasan, liderado pela JHE Engenharia, realiza o gerenciamento de cinco contratos de obras e ações de saneamento do Novo Rio Pinheiros, para a SABESP.

As ações de saneamento, conservação e preservação ambiental do programa buscam melhorar a qualidade de vida da população, oferecer infraestrutura de transporte, espaços de lazer e de convivência para a comunidade e seu entorno e já estão mostrando resultados visíveis nas margens do rio.


A experiência de gerenciar um dos maiores programas de saneamento dos últimos tempos
Por englobar uma enorme quantidade de frentes de trabalho concomitantes, em um curto espaço de tempo, gerenciar as obras do Novo Rio Pinheiros tem sido uma tarefa inédita e de grande complexidade.

Responsável por planejar, supervisionar e controlar todas as etapas executadas por diferentes empreiteiras, o Consórcio Inovasan garante que as obras sejam realizadas com qualidade, dentro do cronograma, orçamento e especificações técnicas estabelecidas, garantindo também a segurança no desenvolvimento das atividades, minimizando impactos ambientais e mantendo a comunicação e colaboração com todas as equipes envolvidas.

Rio Pinheiros - Tratamento de esgoto

Foto: Divulgação / https://novoriopinheiros.sp.gov.br

O trabalho exige uma equipe experiente, mas também disposta a se reinventar. "Encaramos como uma oportunidade de aprendizado e inovação - o que nos levou ao desenvolvimento de uma nova ferramenta de trabalho, que chamamos de VIO - Vistoria Integrada de Obras", diz o Engenheiro Eduardo Alarcon, supervisor de obras do Consórcio Inovasan.

São diversos stakeholders envolvidos, como a SABESP-ME, as empreiteiras contratadas, equipes de meio ambiente e de órgãos regulatórios, de liberações para execução de obras em vias públicas e de serviço social, além dos moradores das comunidades contempladas com as obras. "Atender e gerenciar todos eles da melhor forma, cada um com suas expectativas, é um grande desafio", completa Alarcon.

Ao todo, foram implementados 127.250,05 metros lineares de rede de esgoto, em obras gerenciadas pelo Inovasan, e com as residências conectadas às redes, 180 mil famílias deixaram de despejar seus dejetos no rio.

Para Bruno Braga, supervisor de planejamento e controle do consórcio, o desafio tem sido gratificante. "Dos contratos que gerenciamos por performance, nos quais a remuneração das empreiteiras depende do resultado obtido, com apenas uma exceção, todos superaram as expectativas em qualidade das águas dos córregos e em número de novos imóveis conectados ao sistema de tratamento de esgoto".


Impactos ambientais, econômicos e sociais
Como toda obra de saneamento, as do Novo Rio Pinheiros tiveram e ainda terão fortes impactos nos próximos anos.

Muito além da enorme melhoria na qualidade das águas do rio, possibilitando vida aquática de peixes resistentes, flora e fauna diversificada em seu entorno, as obras de saneamento do programa resultam no aumento de sobrevida de uma população que antes estava marginalizada e sujeita a contaminação por doenças de origem hídrica.

"A mudança na aparência, no odor e na configuração do entorno do rio também influencia na autoestima e aumenta a qualidade de vida dos cidadãos", ressalta o Engenheiro Orlando Cassettari, coordenador do Consórcio Inovasan.

"O trabalho nos dá muito orgulho pelos seus aspectos sociais, ambientais, de saúde pública, e também por possibilitar significativo desenvolvimento econômico para a cidade de São Paulo, considerando o potencial de transporte fluvial e turístico do entorno", acrescenta Cassettari.


Recursos hídricos - o desafio das próximas décadas
A universalização do atendimento ao abastecimento de água e coleta de esgotos no estado de São Paulo e no Brasil é um dos grandes desafios das próximas décadas.

Para o Engenheiro João Alberto Viol, Diretor Executivo da JHE, "O sucesso dos investimentos que serão realizados em saneamento também dependerá da modernização das ferramentas utilizadas no gerenciamento das obras."

Nesse sentido, a JHE e seus consórcios contribuem ao manter o aperfeiçoamento contínuo dos seus serviços ". Trabalhamos em constante atualização para que os investimentos nos projetos e obras sejam rigorosamente aplicados na obtenção dos melhores resultados, com máxima otimização de custos e prazos", completa Viol.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking