TELELOK
 

SindusCon-SP: 2022 deverá ser positivo para a construção

Mesmo com adversidades, dados de 2021 apontam crescimento do setor

Apesar da turbulência que marcará 2022 - tanto do ponto de vista econômico quanto político -, há sinais de que o período não será ruim para as construtoras. "Nosso setor precisará lidar com dificuldades como custo dos reajustes salariais e escassez de mão de obra qualificada", afirmou o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, em coletiva de imprensa da entidade na manhã de 13/01.

Para Senra, não aconteceu o 2021 marcado pela retomada robusta da economia e da atividade do setor pós-pandemia, e pelo avanço de reformas estruturais necessárias à atração de investimentos. "Mesmo assim, apesar de todas as dificuldades, como o aumento abusivo dos preços dos materiais de construção, o setor resistiu, incrementou sua atividade e gerou novos empregos", destacou. Em relação ao que esperar para 2022, o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, lembrou que as construtoras têm contratos para manter um bom nível de atividades no ano, deve haver ainda um relativo reforço por conta das concessões em infraestrutura, e reflexos nas obras de infraestrutura em diversos Estados por conta do ano eleitoral.

PIB

A perspectiva é de um crescimento do PIB da construção acima do esperado para o PIB nacional, sendo ainda maior para as empresas do setor, com reflexo positivo no aumento do emprego. A expectativa para o crescimento do PIB da construção para 2021 é de 8% e de 2% para 2022. As projeções foram apresentadas por Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV/Ibre (Instituto de Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). 

Entre as questões que merecem especial atenção em 2022 no cenário econômico estão: a queda da renda real, a elevação das taxas de juros, a redução do ritmo de atividade e a maior percepção de risco e incerteza.

Em relação ao emprego, espera-se que a taxa de crescimento anual em 2022 seja 4,4%, o que representará mais de 110 mil postos, de acordo com os dados apresentados.

A indústria da construção brasileira abriu 12.485 empregos em novembro (+0,52%). No ano, o setor criou 298.695 postos de trabalho com carteira assinada (+14,18%).  Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados em dezembro, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP