Siemens lança portfólio para prédios inteligentes

[Vitrine Facilities] Soluções que reduz consumo de energia e auxilia no distanciamento

Automatizar os sistemas de energia e ar-condicionado, otimizar os trabalhos relacionando a localização de equipamentos e o mapeamento do fluxo de pessoas dentro do escritório ou fábrica, e adotar medidas de distanciamento social a partir da identificação das atividades dos colaboradores. Essas facilidades integram a nova plataforma de automação predial que a Siemens lança no mercado brasileiro para tornar os prédios inteligentes. O primeiro local do país a ter o sistema baseado em Internet das Coisas (IoT) é a unidade da companhia em Jundiaí (SP), que passa a ser um showroom com todas as soluções do portfólio instaladas.

Com o uso de sensores, o novo sistema facilita o gerenciamento de atividades do local como consumo de energia, funcionamento do ar-condicionado, monitoramento de equipamentos e fluxo de pessoas ao longo do dia. No uso de energia, por exemplo, o sistema consegue identificar os ambientes onde têm funcionários para direcionar as luzes apenas para os locais onde há pessoas e programar o ar-condicionado de acordo com o número de colaboradores naquele espaço.

Além disso, a iluminação é desligada automaticamente quando uma sala ou parte de um ambiente passa a ficar vazio, como após o término de uma reunião. Em locais onde já foi instalado, esse novo sistema ajudou a reduzir o consumo de energia em até 90% quando somado a outras iniciativas, como a troca de lâmpadas fluorescentes por LED. Com esse novo portfólio, a unidade de Jundiaí da Siemens teve uma economia de mais de 290.000 kW entre os meses de janeiro e maio deste ano, considerando apenas o sistema de iluminação.

"Esse novo sistema é o que há de mais inovador em soluções voltadas para prédios inteligentes onde é possível gerenciar por um aplicativo todo o sistema de energia, ar-condicionado e localização de equipamentos e pessoas", afirma Sergio Jacobsen, CEO de Smart Infrastructure da Siemens. "É um portfólio de automação predial que está em linha com as ações em prol do meio ambiente pela eficiência energética de suas soluções, e também vai ajudar as empresas na volta aos escritórios por possibilitar o mapeamento do fluxo das pessoas no trabalho", aponta o executivo.

Inteligência na volta aos escritórios

Essa nova plataforma de automação predial também vai ajudar as empresas a adotarem as melhores medidas de distanciamento social com a volta aos escritórios no pós-pandemia. A partir de identificação nos crachás dos funcionários, o sistema consegue mapear a movimentação das pessoas ao longo do dia para sugerir iniciativas visando otimizar os trabalhos. Com essa inteligência de dados é possível remanejar a localização de equipamentos e readequar a estrutura de um escritório ou fábrica de acordo com o mapa de calor dos ambientes, visando otimizar os trabalhos e elevar a produtividade.

O sistema também auxilia as empresas a atender as recomendações dos órgãos de saúde em relação ao distanciamento social na volta aos escritórios no pós-pandemia. Com os sensores e o uso de crachás especiais pelos colaboradores, caso um funcionário teste positivo para Covid-19, é possível mapear as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias. Além disso, esse sistema também gera alertas caso dois funcionários fiquem a uma distância de menos de 1,5 metro por mais de 15 minutos. A identificação dos colaboradores é realizada por códigos, e ocorre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP