Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Distribuição de energia a partir de no-breaks em centro de inovação da Microsoft

Eaton Energy Aware permite interação com a rede elétrica

Trabalhando no Microsoft Innovation Center em Boydton, Virgínia (EUA), a Microsoft e a Eaton aproveitaram os recursos de armazenamento de energia de um no-break (fonte de alimentação ininterrupta) alimentado por bateria de íon de lítio para servir como recurso de energia distribuída para operadores de rede.

A Eaton adicionou um sistema de algoritmos e controles de software a um no-break Power Xpert 9395, para permitir a interação com a rede elétrica. Atendendo a essa função, o no-break pode fornecer e receber energia da rede para otimizar as contas de serviços públicos e ajudar nas iniciativas de regulação de freqüência, criando um fluxo de receita adicional às operadoras.

Para os operadores de data center, o no-break há muito tempo representa uma proteção crítica contra anomalias de energia potencialmente prejudiciais, além de um backup vital da bateria para garantir a continuidade dos negócios durante uma falta de energia inesperada. No entanto, graças à nova tecnologia, os no-breaks de data center agora têm a capacidade de obter um benefício duplo, se convertendo também em um ativo de geração de valor.

A maioria dos data centers em larga escala implantou bancos de bateria substanciais para fornecer backup adequado no caso de um blecaute. No entanto, a realidade é que essas baterias permanecem sem uso na grande maioria das vezes, porque a falta de energia ocorre com pouca frequência. Agora essa energia pode ser aproveitada.

Foi a adoção de baterias de íon de lítio - que oferecem uma vida útil mais longa e oito vezes a taxa de ciclo das baterias VRLA tradicionais - que criou o potencial para essa evolução do no-break tradicional. Embora o data center mantenha o controle de sua energia - escolhendo quanta capacidade oferecer e quando - ele tem a capacidade de converter o backup de energia tradicional em um dispositivo de armazenamento de energia, oferecendo uma série de benefícios para os operadores que buscam reduzir as contas de energia e otimizar o consumo.

Isso é especialmente valioso, considerando que os custos de energia continuam disparando; de fato, a energia é classificada como o segundo maior custo operacional em 70% dos data centers mundiais, superado apenas pela mão-de-obra, de acordo com o Gartner. Além disso, um data center de 1 MW consumirá 160M kW de energia por um período de 10 anos, equivalente à quantidade consumida por 1.400 residências americanas típicas no mesmo período.

A tecnologia da Eaton foi recentemente posta à prova nessa parceria para encontrar uma maneira de colocar os ativos da Microsoft em funcionamento o tempo todo. O sistema da Eaton permitiu que o no-break rastreie os sinais de regulação de frequência e responda rapidamente, carregando ou descarregando a bateria para equilibrar a rede.

As implicações do no-break EnergyAware são significativas, tanto para a rede quanto para os operadores de data center. A tecnologia pode ser utilizada para reduzir a demanda e contribuir para as metas de energia limpa. Os clientes podem usar um ativo existente para criar um novo fluxo de receita e reduzir os custos de energia, enquanto ainda fornecem uma solução de backup vital.

De fato, a tecnologia EnergyAware poderia finalmente ser fundamental na reformulação do setor geral de geração de energia. Como explicou Sean James, Diretor de Pesquisa de Energia da Microsoft: "No futuro, você não terá um data center ou uma usina. É algo no meio. Um data center, por exemplo".

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking