Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como prevenir eletroeletrônicos dos danos causados pelas fortes chuvas

Durante o período, alta incidência de raios e quedas de energia podem danificar equipamentos e comprometer sua vida útil

Basta o verão se aproximar para voltar a preocupação com os equipamentos elétricos e eletrônicos de maneira geral. Entre os transtornos previstos para a época das chuvas - que se estende de novembro até março do ano seguinte - estão as fortes tempestades que causam as enchentes, quedas e falhas no fornecimento de energia elétrica. Tais incidentes, causados pelo grande volume de chuvas, geram impactos significativos na vida das pessoas e podem ser sentidos principalmente nas grandes cidades.

A ocorrência de descargas elétricas durante o período é alta. O Brasil é líder mundial na incidência de raios, com 50 milhões de descargas por ano, segundo dados disponíveis no site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), que pertence ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O levantamento realizado pelo instituto aponta ainda que nos últimos seis anos, o número médio anual de raios no Brasil foi de 77,8 milhões. Esse valor é bem superior ao obtido no levantamento feito em 2002, que apontava cerca de 55 milhões de raios. Para este Verão, o Elat - com base nas temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico, Equatorial e Norte - prevê uma incidência de raios dentro da média histórica nas Regiões Norte e Centro-Oeste e até 10% acima da média nas regiões Sul e Sudeste. Além do fenômeno natural, que aumenta significativamente no Verão, quedas de energia são bastante comuns, provocando prejuízos incalculáveis.

Imensas perdas podem ser reduzidas por meio de investimentos em soluções de fornecimento e proteção de energia, como geradores e nobreaks. O nobreak é um equipamento elétrico que protege os dispositivos conectados a ele contra variações bruscas na rede elétrica e em situações onde o fornecimento normal da energia é interrompido, reduzindo riscos como a perda de dados por desligamentos inesperados. Para isso, conta com baterias que suprem a demanda por energia nos casos onde o equipamento é acionado.

Em situações de quedas de energia, ele protege e estabiliza as oscilações de tensão da rede elétrica, evitando, inclusive, curtos-circuitos. O cumprimento das funções do nobreak vai além da proteção: "o aparelho tem ainda a capacidade de "limpar" a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perdas de dados e danos causados a eles", ressalta o diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, Jamil Mouallem.

No entanto, o produto também pode ser usado em outros equipamentos ligados à rede elétrica, como eletrodomésticos em geral. "O consumidor precisa estar ciente de que ele está adquirindo uma espécie de 'seguro' para o seu equipamento", completa Mouallem. Recomendado para utilização em cargas críticas - como em equipamentos e sistemas que necessitem de funcionamento ininterrupto, tais como servidores, datacenters, equipamentos bancários e hospitalares - seu uso não é limitado e pode perfeitamente atender demandas em residências, escritórios, comércios e sistemas externos (semáforos), bem como para telefonia celular e equipamentos de áudio e vídeo (home theaters).

"É importante levar em consideração o quão sensível é o equipamento de TI alimentado pelo nobreak e, mais ainda, qual é o custo do mesmo parado ou danificado para a operação. Neste caso, é importante avaliar não somente o bem, mas o custo total de operação a que se está protegendo, reduzindo o risco de perdas", conclui o diretor da TS Shara.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking