Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Essência nipônica

Prédio de arquitetura arrojada abriga a Japan House, novo espaço de cultura, tecnologia e negócios sobre o universo japonês inaugurado na Avenida Paulista

Maior reduto da comunidade japonesa fora de seu país de origem (estima-se que cerca de 1,8 milhão de descendentes e imigrantes japoneses vivam por aqui), São Paulo recebe a primeira Japan House de um total de três pelo mundo programadas pelo governo daquele país para trazer um novo olhar sobre o Japão contemporâneo. Londres e Los Angeles são as demais cidades-sede.

Inaugurado no último domingo (30 de Abril), com a presença do presidente Michel Temer, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito da cidade, João Doria, entre outras autoridades, o espaço localizado na Avenida Paulista combina arte, tecnologia e negócios para oferecer aos visitantes uma perfeita tradução do Japão do século 21 - sem esquecer das raízes e das tradições.

Essa experiência imersiva tem início antes mesmo de adentrar o prédio, cuja arquitetura arrojada busca retratar essa cultura milenar com toques de contemporaneidade.

O projeto é do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, que fez o uso inovador de materiais naturais, como a madeira e o papel, para criar espaços de leveza e luminosidade. Além de loja, café e restaurante, exposições, workshops e seminários, os visitantes terão ainda acesso a 1,9 mil livros sobre a cultura japonesa, divididos em categorias como comer, viajar, estilo de vida, arquitetura e design, entre outros.

Fachada surpreendente

A fachada da Japan House São Paulo foi executada por uma equipe de cinco artesãos especializados na arte de encaixes de madeira Hinoki, que vieram exclusivamente ao Brasil para a montagem da estrutura de 36 metros de largura e 11 de altura feita com mais de seis toneladas de madeira. Detalhe: parte dela foi extraída de hinokis plantados na mesma época em que a Avenida Paulista era aberta.

Antes de seguir para cá, a imensa estrutura de hinoki foi montada e desmontada no Japão para certificar que os encaixes estavam em perfeito ajuste. Nobre, o hinoki leva de 70 a 80 anos para alcançar a vida adulta. Também é considerado sagrado dentro da religião xintoísta e muito utilizado para a construção de templos sagrados. "Sua madeira apresenta veio bonito e aroma muito agradável. Além de construções, o hinoki também é utilizado na confecção de móveis, utensílios, escultura e na fabricação de navios.", descreve o engenheiro agrônomo Guenji Yamazoe, especialista em botânica.

A proposta é do arquiteto japonês Kengo Kuma, idealizador do projeto em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos.

Abertura ao público

Se você ficou curioso para conhecer tudo isso ao vivo, fique atento à agenda. A Japan House abre suas portas para o público no próximo sábado (6 de Maio). A programação de inauguração terá seu início no dia 7, às 18h, com o concerto dos músicos Jun Miyake e Ryuichi Sakamoto, no auditório do Ibirapuera.

A mostra Bambu - Histórias de Um Japão, que segue até o dia 9 de julho, é somente uma das oito exposições programadas para 2017, e que retratará uma coleção de obras que remetem à cronologia de mais de 150 anos de arte em bambu.

SERVIÇO
Japan House
Avenida Paulista, 52, São Paulo
Terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking