TELELOK
 

Mobilidade urbana e tendências que impactam o futuro dos estacionamentos

Inteligência artificial, novos meios de pagamento e infraestrutura elétrica estão no foco das mudanças

Por Natalia Gonçalves

Inteligência artificial, novos meios de pagamento e infraestrutura elétrica estão no foco das mudanças

O setor de estacionamentos, inserido no ecossistema da mobilidade urbana, enfrenta impactos diretos das mudanças econômicas e regulatórias previstas para 2025. Sergio Morad, vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Estacionamentos - Abrapark, destaca que a atividade, sendo um serviço intermediário, é altamente influenciada pelo desempenho da economia nacional.

“Se a economia arrefecer neste ano, poderemos observar uma redução no fluxo de veículos”, afirma Morad. Além disso, o aumento do custo dos combustíveis pode se tornar um obstáculo para o crescimento do setor, uma vez que impacta diretamente o uso do transporte individual, segmento que apresentou crescimento nas grandes cidades nos últimos anos.

A crescente necessidade de profissionais capacitados para lidar com novas tecnologias também representa um desafio para as empresas terceirizadas. Segundo Morad, a chegada de inovações ao setor levou as empresas associadas à Abrapark a adotarem medidas para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada.

“Buscamos valorizar os ganhos salariais e os benefícios, que continuam sendo fatores de incentivo importantes na contratação”, explica. Além disso, a capacitação contínua dos profissionais, por meio de treinamentos e reciclagens, tem sido uma prioridade. Esse processo é essencial para preparar os trabalhadores para o uso de equipamentos automatizados de controle de tráfego, sistemas de gestão e meios de pagamento modernos.

Morad também ressalta a importância do combate à informalidade no setor. “As empresas associadas à Abrapark atuam de forma responsável e comprometida com a formalidade, garantindo um serviço de qualidade ao contratante e à sociedade”, enfatiza.

A modernização do setor também passa pela adoção de novas tecnologias para aprimorar a experiência do cliente. “É fundamental oferecer conforto e facilidade, diversificando os meios de pagamento e investindo em equipamentos e sistemas sofisticados”, destaca Morad.

Entre as inovações destacadas estão as câmeras OCR, que realizam a leitura de placas para gestão de dados, e o uso de inteligência artificial para implementar tarifas flexíveis baseadas no fluxo de veículos. Essas medidas buscam otimizar o uso dos estacionamentos e melhorar a eficiência operacional.

A Abrapark também tem planos para ampliar serviços, incluindo a instalação de carregadores para veículos elétricos e a criação de espaços para bicicletas em determinados empreendimentos. “Essas iniciativas incentivam a mobilidade ativa e contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas metrópoles”, pontua Morad.

Outro objetivo é aumentar a oferta de vagas de estacionamento, direcionando os veículos para espaços internos e liberando as vias públicas para a circulação de automóveis e modais alternativos, como bicicletas. “A boa gestão do estacionamento regulamentado em vias públicas desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana”, reforça.

Com um olhar atento às transformações econômicas e tecnológicas, a Abrapark segue comprometida com soluções inovadoras que beneficiem tanto o setor de estacionamentos quanto a mobilidade urbana de forma ampla.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Um escritório como promotor de saúde e bem-estar

Conheça a jornada da MSD Brasil para a certificação WELL Gold, liderada por Mauro Sérgio Kyriazi Campos, Gerente sênior de Facility Management Brasil e Colômbia da farmacêutica.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP