Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

Por Natalia Gonçalves

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Foto: Divulgação


Com a exploração de tons de azuis e de verdes, o novo escritório da Sabesp não é nada monótono. A água e a vegetação, elementos de forte significado para a companhia, aparecem na escolha das cores, mas também na utilização de biofilia e de texturas. Esses elementos, como explica Denise Moraes, diretora de Projetos na AKMX, escritório de arquitetura e engenharia, contribuem para a sensação de conforto e são associados à saúde, tranquilidade e segurança.

“O prédio administrativo possuía uma área externa com jardim sem qualquer utilização. Nosso time de arquitetura desenvolveu um novo espaço para integração das equipes, áreas de descompressão, reuniões rápidas e informais a fim de aproveitar melhor esses ambientes com produtividade e funcionabilidade”, conta Denise. 

Para Romulo Calheiros, diretor regional de Operações na AKMX, o escritório atende as novas demandas do mundo corporativo, com espaços para encontro, trabalho em conjunto e flexibilidade. Atualmente, a Sabesp adota o modelo híbrido de trabalho, com três dias presenciais e dois dias em home office. Com 678 colaboradores, o novo escritório possui ambientes preparados para atividades à distância. Além disso, traz o conceito de espaços abertos, integrados e com ampla transparência. 

O layout anterior, segundo Denise, contava com inúmeras divisões e subdivisões, promovendo uma grande segregação e separação de departamentos: “cada setor possuía salas fechadas para diretores, gerentes, superintendentes, secretárias e consultores. Além dessas salas fechadas, havia salas de reuniões exclusivas em cada departamento”. De acordo com a especialista, isso promovia um péssimo aproveitamento dos espaços e trazia um “aspecto de escritório antigo e cara de repartição pública antiquada”. 

Neste sentido, o novo layout do escritório promoveu a ocupação mais otimizada, maior integração entre os departamentos e salas de reuniões setorizadas para atender toda a empresa. Com o intuito de promover uma grande mudança na cultura e no escritório da Sabesp, o projeto foi conduzido diretamente pela presidência e direção da companhia, com coordenação da divisão de serviços corporativos de patrimônio.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking