Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Autonomia hídrica na PepsiCo

Empresa potabilizou aproximadamente 840 milhões de litros de água em 2022, equivalente a 444 piscinas olímpicas

Autonomia hídrica na PepsiCo

Foto: Divulgação


A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, e dona de marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS® e tantas outras, anuncia a conquista de manter sua operação fabril sem captação de água por 100 dias, em Itu, no interior de São Paulo. No ano em que celebra 70 anos no país, a companhia apresenta seu resultado em Itu, onde reaproveita 100% do seu efluente industrial -- proveniente de processos de produção de snacks salgados e de TODDYNHO® -- que é transformado em água potável a partir de uma estação de tratamento em sua área externa. Esta realidade só foi possível após a parceria com as unidades da PepsiCo de Sorocaba e de Itaquera (São Paulo), que enviam os efluentes para tratamento em Itu. O montante de água tratada abasteceu a fábrica de Itu na totalidade de sua demanda de 18 milhões de litros ao mês para uso em processos industriais.

Buscando tornar sua operação mais sustentável e eficiente ao mesmo tempo em que promove ações positivas para o planeta e as pessoas - em linha com a estratégia ESG, nomeada globalmente como PepsiCo Positive (pep+), a empresa tem como premissa reduzir o uso de água em toda a sua cadeia produtiva. Com esse objetivo, investiu em uma tecnologia inovadora para sua estação de tratamento de efluentes em Itu, onde utiliza o método MBR/OR, que usa Biorreatores com Membranas e Osmose Reversa no processo de potabilização da água. A iniciativa também contribui para reduzir o efluente no sistema de tratamento de esgoto da cidade, pois a empresa trata todo o seu efluente da operação. “Em 2022 ficamos cem dias sem captar água do município de Itu, o que significa que esta água ficou disponível para a comunidade. Temos muito orgulho desse resultado e confiantes de que em breve teremos mais avanços em outras operações no país”, afirmou Paulo Quirino, Vice-presidente de operações da PepsiCo do Brasil.

O projeto realizado em Itu será implantado em Sete Lagoas (MG) e em Curitiba (PR), com previsão de conclusão em 2024.

Água resultante de tratamento

Água resultante do tratamento de água pelo método MBR/OR na estação de tratamento de efluentes da PepsiCo em Itu é potável
Foto: Divulgação


Uso correto da água, para mais sustentabilidade
Por meio desta e de outras iniciativas focadas em redução do uso de recursos hídricos, o total de água gasta por quilo de alimento produzido pela PepsiCo no Brasil caiu para menos da metade nos últimos cinco anos - de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022), uma redução de 57%. Na fábrica de Itu, esse número já é de 0,82 litro por quilo de alimento produzido.

Dentro de sua estratégia pep+, a PepsiCo tem a meta de alcançar globalmente um impacto hídrico positivo até 2030. Assim, buscando reaproveitar 100% da água que necessita em seus processos produtivos, em especial nas regiões de grande escassez hídrica ao redor do mundo.

Legendas:

Fachada da PepsiCo em Itu

Água resultante do tratamento de água pelo método MBR/OR na estação de tratamento de efluentes da PepsiCo em Itu é potável


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Princípios da limpeza sustentável

Métodos e produtos para mitigar o impacto da limpeza no meio ambiente, redução do consumo de água e insumos específicos. Conheça a metodologia.

Seguro de vida para convenção coletiva

Contratação por condomínios residenciais, comerciais ou mistos, visa garantir o amparo aos trabalhadores que estão expostos no ambiente de trabalho.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking