Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Receita de bem-estar, saúde e produtividade

Gerente de Serviços na Roche Farma Brasil, Rogerio Nakamura abre as portas da empresa e da sua área, responsável por suportar uma operação onde a inovação está em tudo

Por Érica Marcondes

Desde a sua fundação na Suíça, há 120 anos, a Roche segue com o firme propósito de transformar os cuidados com a saúde e melhorar a vida dos pacientes ao redor do mundo por meio da inovação. Ao visitar a sua sede em São Paulo (onde estão localizados os prédios da Roche Farmacêutica e Roche Diagnóstica), a INFRA pôde ver de perto que tal missão começa, sim, dentro de casa. Não à toa ela tem colecionado uma série de reconhecimentos que a destacam como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, inclusive para mulheres e para se começar uma carreira.

Mas como é cuidar de um ambiente de trabalho que suporte uma operação eficiente, onde as pessoas se sintam felizes e tenham qualidade de vida? E, principalmente, quais são os desafios de um ambiente farmacêutico – segmento que zela pelos cuidados especiais em relação à Segurança, Meio Ambiente e Higiene? Para responder a essas e outras questões, conversamos com o Gerente de Serviços Rogerio Nakamura.

Conte-nos sobre a sua trajetória profissional.

Tenho 49 anos, sou natural do ABC, formado em Desenho de Projetos pela ETEC Lauro Gomes em São Bernardo do Campo. Tecnólogo em Métodos e Processos pela Universidade Anhanguera, Engenheiro Industrial pela Universidade Braz Cubas, pós-graduado em Administração pela FEI, todos no ABC. E, também, pós-graduado em Engenharia de Segurança pela Unip, em São Paulo. São mais de 30 anos em Engenharia de Instalações, Projetos Industriais, Manutenção, Ferramentaria, Facilities e Segurança. Minha carreira se desenhou pela necessidade pessoal de sempre realizar os estudos a noite e trabalhar durante o dia. Minha condição econômica me obrigou a ter que viabilizar a carreira desta maneira. Nunca reclamei desta condição e agradeço aos meus pais por me proporcionarem esta realidade desde jovem e facilitarem na minha rápida formação de valores.

Como ingressou na profissão?

Por ter vivido no ABC, aproveitei a demanda de jovens técnicos pelas empresas da região e ingressei rapidamente na área em que me identifiquei: instalações industriais e de equipamentos. Na área de engenharia, prestei serviços para grandes e variados negócios, como: Schuler, Mercedes-Benz, Vicunha, Freudenberg e Hoechst. Em 1989 iniciei na Metal Leve – unidade Santo Amaro (fabricação de pistões e pinos) e a abrangência técnica dessa atuação me levou também para a área de Facilities. Com a compra da Metal Leve pela Mahle, formando a gigante de autopeças Mahle Metal Leve, tive a oportunidade de conhecer todas as operações da empresa e trabalhar em projetos estratégicos. Mais tarde, me ofereceram transferência para a unidade de São Bernardo do Campo (fabricação de bronzinas e buchas), onde comecei a desenvolver minha carreira como líder de pessoas. Após ingressar no mercado farmacêutico e no ambiente corporativo pela empresa Abbott Laboratórios, abri meu leque de atuação para as áreas de Segurança e Meio Ambiente, incluindo Patrimonial. Isso tudo me levou a assumir a condição atual de Gerente de Serviços (Técnicos e Administrativos) pela Roche Farma Brasil.

Qual é a abrangência do cargo?

A área engloba Facilities, Segurança, Meio Ambiente, Serviços Gerais, Frotas e Real Estate. Sou baseado na divisão Farmacêutica, mas atendo todas as demais divisões (Diagnóstica, Diabetes e IT), incluindo as áreas de SSC (Shared Service Center) e estrutura regional LATAM, não só os escritórios, mas também os profissionais de campo (Força de Vendas e Técnicos). A estrutura de todas as divisões da Roche ultrapassa os 20.000m2 de área construída por incluir serviços como Restaurante, Academia, área para Eventos, entre outros. Nossa equipe Roche Farma de Serviços é composta de 13 pessoas, mas os contratados passam de 100 (entre diretos e indiretos). 

Quais são as particularidades quanto às edificações e público atendido?

No Brasil, a empresa conta com cerca de 1.300 colaboradores distribuídos em quatro edifícios, com designs distintos. Desde o moderno, o despojado até o estilo cool (tijolinhos aparentes). O restaurante é o coração desta corporação e tem uma arquitetura transparente para remeter aos usuários a atmosfera de natureza do complexo.

A Roche está baseada no JBP (Jaguaré Business Park), compartilhando um condomínio horizontal com outras grandes empresas. Trata-se de um grande espaço com mais de 1.5km2 e muita área verde.

Os nossos escritórios são todos reformados e dentro de um padrão triple A, ou seja, standard máximo em qualidade, levando em conta padrões construtivos e de tecnologia de sistemas prediais. A Roche prima pela Segurança e Acessibilidade e trabalha continuamente no melhor ambiente de trabalho, incluindo questões de flexibilização de jornada e excelência em serviços prestados aos colaboradores.

Quais características do seu perfil têm feito a diferença?

A empresa possui valores extremamente alinhados aos meus: coragem, integridade e paixão. Buscamos engajar e conectar genuinamente as pessoas, trabalhamos para salvar vidas em um ambiente aberto para novas ideias. Além disso, estimulamos sempre a cultura da inovação. Por isso, tudo me atrai e me recompensa, a inovação está em tudo. Na minha área, temos projetos grandiosos como a reforma do Prédio 35 (8.000m2) em 2011/12 e outras ações menores como a compostagem de cascas de banana que implementamos recentemente, além das necessidades básicas das pessoas (segurança, limpeza, ergonomia, conforto etc.). Também procuro mesclar conhecimento técnico diversificado à minha natureza de relacionamento com as pessoas.

De que maneira a sua área contribui para o sucesso do negócio? 

Sabemos que a chave de uma boa prestação de serviço é a pessoalidade. Nada mais agradável do que se sentir único e ser atendido com toda a prioridade e cordialidade. Por outro lado, os requisitos são cada vez mais restritivos e a qualidade dos prestadores não aumentam na mesma velocidade. Nossa área procura selecionar os prestadores de forma criteriosa e formatar níveis de SLA (Service Level Agreement) elevados para atender as expectativas das áreas da empresa. Isso se faz com uma avaliação contínua dos processos internos, a visão de mercado aberta e cuidado com os colaboradores. O sucesso se alcança na medida em que nossos serviços se alinham ao propósito da Roche e cada um entende a sua função, resultando em um Great Place to Work. É esse círculo virtuoso de ganhos para todos que estratifica nossas realizações e inspira o nível de atendimento.

Como tratam Security e Safety?

Com a busca de resultados, as empresas pressionam suas áreas de facilities para reduzir custos e potencializar recursos. O Brasil tem uma legislação de Segurança (Safety) moderna e as soluções de prestação de serviços devem estar alinhadas. A área de Segurança do Trabalho é importante para todas as empresas, sua estrutura deve ser proporcional ao risco que a atividade está exposta. Como manda a nossa legislação, esta área anda em conjunto com o Serviço de Medicina Ocupacional, porque o foco deve estar sempre na prevenção de acidentes (imediatos e mediatos). Security é diferente. O seu risco é baseado na má-intenção. No Brasil, chamamos de Segurança Patrimonial, e muitas vezes é simplificada com porteiros e guardas. Já a área de Security é mais abrangente do que controlar os acessos. Trata da investigação, inteligência e atua em todas as esferas da cadeia. Cuida de pessoas, propriedades, produtos e informação. Contudo, a gestão é a mesma: gerenciar os riscos, eliminando ou mitigando os mesmos. Tudo isso se faz com preparação, conscientização e compromisso de todos.

O prestador de serviços que entende este contexto responde melhor à gestão e traz soluções para as empresas de forma natural e eficaz. O futuro da prestação de serviços passará também por esta área.

E a sustentabilidade?

A Roche tem uma diretriz clara quanto a isso. Faço parte do Comitê de Sustentabilidade junto com outros representantes de todas as áreas. Ele foi formado em 2012 e trabalha de forma sistemática neste tema. Adicionalmente, nossa empresa tem uma preocupação constante com o acesso aos nossos medicamentos, tanto no setor público, quanto no privado. Com relação aos espaços de trabalho, são muitas as ações: 1) Estilo de escritórios open space / activity-based; 2) Reutilização de água de chuva; 3) Greenwall interno; 4) Mobiliários decorativos; 5) Revestimentos de casca de castanha-do-pará; 6)  Torneiras econômicas; 7) Caixas-acopladas de alto rendimento para vasos sanitários; 8)  Escultura-viva de jardim vertical dentro do lobby principal; 9) Mobília com papelão reciclado; 10) Carpete dos escritórios com selo ambiental Cool Carpet; 11) Compostagem de cascas de banana e refil de chá; 12) Diretiva corporativa para a eliminação de gases geradores de efeito-estufa; 13) Acessibilidade dos escritórios (Prêmio Sindusfarma); 14)  Estacionamento gratuito para todos os funcionários; 15) Fretados com linhas fixas e circulares (para prover a flexibilidade); 16) Restaurante para todos os funcionários com várias alternativas saudáveis; 17) Almoço e café-da-manhã a valores simbólicos; 18) Coleta seletiva + pilhas e baterias + medicamentos + lâmpadas; 19) Academia completa com instrutores e aulas funcionais; 20) Ferramenta de indicadores de Sustentabilidade (Sustentômetro); 21) Recursos de mídia que favorecem a mobilidade e a flexibilidade (TelePresença); 22) Descarte correto de medicamentos; 23) Plano de Continuidade dos Negócios (Business Continuity Plan); 24) Área de Responsabilidade Social consolidada; 25) Diversos projetos que buscam a disseminação do conhecimento e o acesso aos medicamentos; 26) Programa de Bem-Estar com a culturalmente implementada “semana do well-being”, entre outros.

Um case de sucesso...

Um projeto de relevância foi a contratação dos novos fretados que servem aos colaboradores da Roche. Foi um marco na mobilidade da empresa. Através de uma análise aprofundada de utilização, necessidade de flexibilização, pesquisa de usuários e uma forte negociação, conseguimos reduzir os custos e oferecer para todos: 1) frota totalmente renovada; 2) ar condicionado em todos os veículos; 3) wi-fi em todos os veículos; 4) alteração de linhas de acordo com a realidade dos usuários; e 5) criação de circulares (metrô e trem), visando a flexibilização e jornadas e um melhor atendimento a visitantes e prestadores. Outro projeto interessante: a criação de um espaço multiuso de 1.000m2 para eventos dentro desse condomínio. Lá realizamos todas as reuniões gerais da Roche Farmacêutica e adicionamos eventos de confraternização como a festa junina e a de final-de-ano. A área também está sendo usada para campanhas internas e semanas comemorativas como Sipat, Sustentabilidade e Well Being. Com os mesmos custos de realizarmos esses eventos externamente, fazemos tudo de forma inovadora e, ao mesmo tempo, segura e prática para os colaboradores. Ganhamos tempo e provemos conforto a todos dentro de um mesmo orçamento.

Líderes de audiência

Operações

BIM na operação predial ainda avança mais na teoria do que na prática no Brasil

Estudo revela que falhas de interoperabilidade e integração limitam o potencial do BIM na gestão predial

Carreira

Desgaste entre gestores liderou queda global de engajamento, aponta Gallup

Dados do State of the Global Workplace 2025, publicado pela Gallup, indicam que a queda do engajamento nas empresas esteve concentrada em cargos de liderança, com impacto direto sobre produtividade e desempenho organizacional

Carreira

Washington Botelho é o novo CEO da JLL para o Brasil

Nomeação de liderança estratégica fortalece posição no mercado e integração regional

Carreira

Início da nova Reforma Tributária gera incertezas e acende alerta no setor de facilities services

Modelo de IVA Dual deve impactar custos, contratos, sistemas e estratégia das prestadoras de serviços, avalia a Febrac

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa