Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Alan Vieira Santin

Diretrizes para o gerenciamento de facilidades quanto a continuidade dos negócios no setor bancário

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF, além de abordar aspectos técnicos, legais, de sistemas, de serviços entre outros, amplia a visão da real participação do Gestor de Facilidades em decisões estratégicas e de planejamento da empresa, demonstrando a crescente importância e valorização desse profissional.

A troca de informações entre alunos e professores é de grande valia. Algumas das aplicações diretas estão ligadas à avaliação e implantação de SLAs, políticas internas e procedimentos, sistemas de contingência, otimização de espaços, revisão de contratos e redução de custos, melhoria no planejamento e execução dos serviços e maior controle das ações e do budget. Essas mudanças trouxeram maior confiança e permitiram que a área tivesse maior visibilidade e participação nos projetos, tornando-a mais colaborativa nas decisões da empresa.

Tese da monografia - Busquei por meio do meu trabalho de conclusão de curso “Diretrizes para o gerenciamento de facilidades quanto a continuidade dos negócios no setor bancário” trazer algumas das principais informações que o Gestor de Facilidades deve se atentar antes, durante e após a implantação da empresa, visando a mitigar perdas financeiras e até mesmo humanas. O trabalho contém uma abordagem geral um pouco mais conceitual e posteriormente traz pontos específicos de verificação, com listas diversas sobre legislação, questões técnicas e operacionais, de avaliação/escolha da localização e etc. Além disso, são indicadas diretrizes e procedimentos preventivos e corretivos que visam a não interrupção das atividades da empresa e, caso ocorram, para que a retomada seja realizada o mais rápido possível.

Apesar de direcionado para o setor bancário, grande parte da monografia pode ser aproveitada por empresas de diversos ramos.

Perfil

Sou Gerente de Facilidades. MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEI-SP e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas. Trabalhando há 12 anos em empresa de grande porte/multinacional, atuei inicialmente como Coordenador de Expansão em âmbito nacional e assumi a Gestão de Facilidades da empresa em 2011, reestruturando a área e passando a ser o responsável pelo patrimônio, frota, serviços gerais (segurança, limpeza, expedição e etc.), manutenção/reformas de todos os sites e filiais. Implantei novos controles e procedimentos, mitigando riscos operacionais e perdas com impactos financeiros, além de realizar uma revisão dos contratos para a otimização dos serviços sobre responsabilidade da área.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking