TELELOK
 

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Por Mateus Murozaki

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Foto: Divulgação

De acordo com o estudo "Avanços e Desafios: A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras 2024", realizado pela Nexus em parceria com a Beon ESG, 51% das companhias brasileiras já possuem uma estratégia formal de sustentabilidade. O dado, por si só, revela um movimento claro: ESG não é mais um jargão de relatórios corporativos. É parte central do planejamento e da reputação de marcas que buscam se manter relevantes no mercado.

Nesse contexto, surge o Glossário DEEP, uma iniciativa da DEEP ESG que visa traduzir e democratizar os conceitos que moldam o universo da sustentabilidade empresarial. O material compila mais de 130 termos distribuídos entre quatro grandes áreas: ESG, Sustentabilidade, Finanças Verdes e Impacto.

O diferencial está na abordagem: o glossário não se limita à definição seca dos termos. Ele apresenta esquemas visuais, infográficos e explicativos que contextualizam conceitos como "materialidade", "financiamento climático", "impacto social" e tantos outros que ainda geram dúvidas até mesmo entre profissionais experientes.

"Por enquanto, ter princípios ESG estruturados é um diferencial competitivo. Mas, em breve, será pré-requisito para existir no mercado", afirma Arthur Covatti, CEO da ampresa. "Criamos o glossário porque muita gente quer entender ESG, mas se perde no excesso de siglas e interpretações difusas. É um guia para quem está começando e também para quem já atua na área."

A importância do conhecimento sobre o tema também se reflete na forma como as empresas são vistas. Segundo a pesquisa "Reputação das Marcas", também da Nexus, 26% dos brasileiros já deixaram de admirar uma companhia por não enxergar boas práticas ambientais, sociais ou de governança. Ou seja: falar ESG com propriedade é também falar diretamente com a percepção do consumidor. Caso tenha interesse no glossário, basta clicar aqui.

E para quem quer entender como esse universo está moldando o futuro do Facility Management e da infraestrutura corporativa, a 12ª Expo InfraFM trará uma série de palestras e discussões voltadas à sustentabilidade, ESG e seus impactos práticos no dia a dia da gestão predial e de serviços. Clique aqui e faça já seu credenciamento!



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP