TELELOK
 

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

Com demanda crescente e custos elevados, locadoras se adaptam com inovação e estratégias financeiras

Por Natalia Gonçalves

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

O mercado de aluguel de veículos no Brasil continuará sua trajetória de crescimento em 2025, apesar de desafios econômicos e regulatórios. Essa é a avaliação de Marco Aurélio Nazaré, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Segundo ele, o setor ainda tem um amplo potencial de expansão, já que apenas 20% das empresas brasileiras utilizam serviços de locação de veículos.

“Porém, estamos prevendo que teremos um ano de 2025 um pouco mais complicado, com o dólar alto e o custo crescente do capital, com depreciação dos veículos acima da prevista e calculada, inflação e aumento de preços dos veículos novos, das peças e dos serviços”, alerta Nazaré. Além disso, os juros aplicados ao setor podem chegar a 18% ou até 20%. Entretanto, ele destaca que essas condições econômicas também podem impulsionar a demanda, especialmente entre empresas que buscam otimizar o fluxo de caixa e podem optar por alugar veículos ao invés de adquiri-los.

Com um mercado em constante transformação, a capacitação profissional se torna essencial para as locadoras de veículos. De acordo com Nazaré, o setor está bem preparado para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada, investindo na formação de novos profissionais e líderes.

“Investir em capacitação traz resultados reais, retorno positivo no desempenho, satisfação e retenção de talentos. Por isso, na ABLA, temos a Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos (Uniabla), que já treinou mais de 10 mil profissionais desde 2016”, afirma. Os cursos oferecidos abrangem desde gestão e inovação até técnicas especializadas para aprimorar a eficiência operacional.

A adoção de novas tecnologias também será um fator determinante para a competitividade das locadoras de veículos em 2025. Segundo Nazaré, a digitalização dos processos será essencial para atender às demandas do mercado e melhorar a eficiência operacional.

“Entre as diversas tendências tecnológicas e operacionais, podemos citar a necessidade de aprimorar a agilidade de aprovação de cadastros por meio de sistemas integrados, bem como a automação de processos”, explica. Para isso, a ABLA criou a ABLA ONE, uma empresa de tecnologia que oferece soluções inovadoras para locadoras, especialmente as pequenas e médias, permitindo um gerenciamento mais eficiente de frotas, rastreamento de veículos e prevenção de fraudes.

Outro ponto de atenção para o setor em 2025 será a Reforma Tributária. Embora a transição possa resultar em um aumento da carga tributária, Nazaré destaca que o setor está preparado para mitigar impactos negativos. “Haverá algum aumento na carga para o nosso setor, mas não em patamares que colocariam em risco a continuidade da atividade de locação no país”, pontua.

Para acompanhar essas mudanças e defender os interesses das locadoras, a ABLA montou um comitê especializado que monitora a evolução da reforma e outras iniciativas legislativas que impactam o setor.

Diante desse cenário, as locadoras de veículos devem focar em três pilares: adaptação as novas realidades econômicas, investimento em tecnologia e capacitação profissional. Com essas estratégias, o setor de aluguel de veículos deve continuar sua expansão e se consolidar como solução viável para empresas e consumidores em busca de mobilidade eficiente e custo-benefício adequado.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP