TELELOK
 

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

Por Natalia Gonçalves

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Foto: Divulgação


Com o desafio de estabelecer um ambiente de trabalho ecologicamente responsável, a conquista do selo LEED Platinum foi celebrada pela equipe de operações e logística da Unilever. O selo foi concedido ao Centro de Distribuição (CD) da multinacional em Pouso Alegre, Minas Gerais, que conta com mais de 80.000 m² de construção e recebe mais de 900 pessoas por dia.

De acordo com João Francisco Ribeiro, VP de Operações Comerciais e Diretor de Operações com Clientes da Unilever para América Latina, o selo é um reconhecimento dos esforços da empresa em direção às práticas sustentáveis. O Centro de Distribuição da Unilever, operado pela DHL, alcançou a média de 98% em relação ao desvio de resíduos para aterros. Para ser sustentável, a unidade faz a destinação correta dos resíduos orgânicos, que vão para compostagem, e separa os produtos recicláveis para que possam ser reutilizados por empresas especializadas em reciclagem. 

“A certificação atesta que o galpão adota o uso majoritário de materiais recicláveis, e têm práticas para realizar 100% da coleta seletiva. São ações concretas, capazes de inspirar a todo mercado. A Unilever acredita, sim, que é possível transitar para uma economia de baixo carbono quando atuamos com intencionalidade”, afirma Tatiana Gouvêa, gerente de logística da Unilever.


Confira quatro práticas da multinacional:

Iluminação e energia limpa - foi implementada a tecnologia de iluminação LED e sensores de presença, aliada à automação com diferenciais notáveis, para garantir a redução do consumo do Centro de Distribuição. Devido à iniciativa, há uma redução de mais de 276 toneladas em emissões de CO² por ano. Outra escolha sustentável foi o uso de empilhadeiras elétricas, abandonando o uso de empilhadeiras a gás. Assim, toda a energia utilizada é 100% limpa;

Transporte de funcionários - o transporte eficiente de funcionários é crucial para mitigar as emissões de dióxido de carbono provenientes do deslocamento. Em parceria com a startup Fretadão, o CD de Pouso Alegre utiliza o transporte coletivo como uma solução sustentável, apoiado pela inteligência artificial para otimizar itinerários, reduzir a frota necessária e reduzir o tempo de viagem;

Triagem inteligente de resíduos - a gestão de resíduos consiste em um programa de coleta seletiva com triagem prévia para compactação de materiais recicláveis e ações voltadas para a compostagem de resíduos orgânicos. No caso da compactação de plástico e papel, a boa prática foi essencial para desencadear ainda a diminuição do número de viagens dos caminhões de reciclagem, e, consequentemente, a redução de emissão de carbono. Além disso, o DHL Pouso Alegre tem o compromisso de “Zero Aterro”, como foi atestado pela certificação, já que contrata parceiros específicos para destinação de resíduos;

Uso racional de água - a gestão eficiente do consumo de água engloba diversas práticas, que vão desde o monitoramento mensal do uso até a adoção de tecnologias sustentáveis, como a implementação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que faz uso de métodos biológicos, eliminando a necessidade de produtos químicos. Além disso, destaca-se a manutenção das válvulas hídricas como medida preventiva, para evitar vazamentos e promover um consumo consciente.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP