3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

Por Léa Lobo

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais conectado, o tempo gasto em redes sociais tem alcançado patamares alarmantes, especialmente no Brasil, onde o tempo médio diário chega a 3 horas e 46 minutos. Este número, que vem crescendo significativamente, coloca o país como um dos maiores consumidores de mídia social no mundo.

Paralelamente, observa-se um declínio preocupante no hábito da leitura, com o exemplo do americano médio dedicando meros 16 minutos diários a essa atividade. Estes hábitos refletem não apenas uma mudança cultural, mas também trazem implicações sérias para a saúde física e mental.

Os malefícios do uso excessivo das redes sociais são vastos e preocupantes. Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, têm sido associados ao consumo intensivo dessas plataformas, afetando diretamente a autoestima e o bem-estar dos usuários. Distúrbios do sono, falta de concentração e problemas de aprendizagem também são consequências diretas dessa superexposição, sem contar os problemas de saúde física decorrentes de um estilo de vida mais sedentário.

O contraste entre o tempo gasto em redes sociais e televisão e o dedicado à leitura é particularmente notório. Enquanto as telas dominam a maior parte do tempo livre das pessoas, a leitura ocupa uma fração minúscula, correspondendo a apenas 5,31% do tempo total de lazer. Este desequilíbrio tem implicações profundas não apenas para o desenvolvimento individual, mas também para a sociedade como um todo.

A leitura, diferentemente do consumo passivo de conteúdo em redes sociais e televisão, oferece benefícios substanciais para o desenvolvimento cognitivo, a compreensão linguística, a capacidade imaginativa e as habilidades de pensamento crítico. A imersão em um livro estimula a mente de maneiras que a passividade das telas simplesmente não consegue replicar.

Além dos benefícios individuais, a leitura contribui para a formação de uma sociedade mais informada, crítica e empática. Os livros têm o poder de transportar seus leitores para diferentes culturas e pontos de vista, ampliando horizontes e promovendo um entendimento mais profundo do mundo ao redor.

Diante desses fatos, torna-se claro que uma mudança de hábitos é necessária. Reduzir o tempo gasto em redes sociais e reavivar o interesse pela leitura são passos cruciais para mitigar os efeitos nocivos da superexposição digital e fomentar o desenvolvimento pessoal e social.

A conscientização sobre os malefícios do uso excessivo das redes sociais e a valorização da leitura como uma atividade enriquecedora são fundamentais para promover um futuro mais saudável e intelectualmente estimulante.

Portanto, é essencial que indivíduos, educadores e formuladores de políticas trabalhem juntos para incentivar hábitos mais saudáveis e construtivos, substituindo o tempo perdido em telas por momentos dedicados à leitura e ao aprendizado. Apenas assim poderemos garantir o bem-estar físico e mental das gerações atuais e futuras, cultivando uma sociedade mais informada, reflexiva e capacitada.

Aproveito para recomendar o livro Facilities @ Management, que traz um conteúdo que abre as portas para o mundo fascinante do FM, narrado por 53 profissionais de todos os cantos do planeta. Isso mesmo, incluindo o Facility Manager, Aleksander Gomes da IBM, que compartilha sua jornada inspiradora sobre como mergulhou de cabeça no universo desta importante atividade.

A publicação nos leva por uma viagem no tempo, explorando a história da profissão de FM e nos atualiza com tópicos super relevantes - pense em globalização, sustentabilidade, avanços tecnológicos e como o FM se encaixa perfeitamente no complexo mundo dos negócios. Recomendo!



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP