19º Congresso InfraFM
 

É preciso manter os pés no chão: um case de empreendedorismo

Como um momento difícil na vida de Maria José Garcia foi superado pela criação de uma empresa de prestação de serviços.

Por Mateus Murozaki

É preciso manter os pés no chão: um case de prestação de serviços

Foto: Divulgação

Em 2009, a profissional Maria José Garcia passava por um desligamento em uma empresa na qual estava há muito tempo. Anos antes, havia se divorciado do marido, com o qual tinha duas filhas pequenas e, para piorar, havia descoberto um câncer. Foi quando, por sugestão de um antigo parceiro, decidiu fundar sua própria empresa de terceirização, a Hineni Facilities Services, que completa 15 anos com um crescimento constante ao lado das filhas.

O que, de início, parece uma história de filme, pode ser explicado de maneira bem lógica por Garcia, que é definida pela própria filha Paula Garcia como sendo bem objetiva: “Eu sou uma pessoa com visão de processos… eu acho que a gente cresceu assim de forma estruturada, não foi aquela coisa na loucura, sabe? Então, sempre soubemos o que fazer e como fazer”.

A diretora decidiu começar sua própria empresa por conselho de um amigo profissional, que sugeriu porque sabia que ela não iria atrás dos clientes da empresa em que trabalhava anteriormente, uma prova de ética que mantém até hoje. Em troca, o maior conselho que ela dá para os que pensam em iniciar uma empresa própria é o de trabalhar com o que você mais conhece, não importa o que seja. Isso fez com que os primeiros anos da Hineni fossem mais modestos.

A empresa abriu com um cliente, seu contador na época, logo em seguida o condomínio onde morava e, dali em diante, seguiram-se as indicações, que até hoje são o principal meio de captação.

O cuidado para não dar passos maiores que a perna era tamanho que nem um escritório existia nos primeiros anos. Garcia conta que, quando ia fazer uma contratação, chamava os entrevistados para um café e, logo em seguida, eles já iam para os clientes uniformizados e devidamente equipados.

“Quando eu iniciei, eu tinha muito medo, porque eu sempre fui muito empreendedora nas empresas em que trabalhei e eu nunca tinha pensado em ter a minha empresa. Por conta de toda essa situação, todos esses problemas que eu tive, foi uma coisa que me impulsionou a lutar e com uma garra muito grande, porque eu tinha minhas filhas para sustentar uma planilha no Excel sabendo quando a minha rescisão iria terminar e que eu tinha que fazer alguma coisa a tempo de virar o jogo”, explica.

Profissionalismo Familiar

É preciso manter os pés no chão: um case de prestação de serviços

Foto: Divulgação

A empresa é encabeçada não apenas por Maria José, mas também por suas duas filhas: Carolina e Paula Garcia. De acordo com a fundadora, ela não queria que as filhas se juntassem à Hineni logo de cara, por querer que elas aprendessem a ser empregadas antes de serem empregadoras, não começando de cima.

No caso de Carolina, ela passou por 10 anos trabalhando com Publicidade e Propaganda antes de integrar o time na parte de operação. Hoje, ela ocupa o cargo de Diretora de Estratégias.

Por outro lado, Paula não tinha intenções de seguir os negócios da família, tendo iniciado uma faculdade de odontologia. Em dado momento, porém, ela começou a cogitar a possibilidade quando passou a considerar o destino da empresa quando a mãe decidisse se aposentar. Por conta disso, trocou o curso de odontologia por administração e foi para a empresa após adquirir mais experiência.

Apesar da natural proximidade, as três separam o pessoal do profissional, se referindo entre si pelos primeiros nomes e fazendo questão de que todas participem dos processos e reuniões da empresa. Isso ajudou, em partes, a formar uma imagem de uma empresa com uma força feminina presente.

Crescimento na nova década

Maria José aponta a pandemia como sendo uma época em que o crescimento começou. Apesar do receio e das expectativas de que todas as operações fossem prejudicadas, a empresa conseguiu se manter em todos os seus clientes.

O motivo disso foi um protocolo de desinfecção desenvolvido internamente que angariou uma procura intensa, tanto de empresas quanto de residências. O alcance foi tão grande que o método passou a ser adotado amplamente e, inclusive, chegou a programas de TV como o Fantástico. Muitos dos que contrataram a Hineni para a limpeza acabaram se tornando clientes nos anos seguintes.

A empresa já possui operações em Campinas, São José do Rio Preto e Bauru e, para 2024, as expectativas são de ainda mais expansão para o interior de São Paulo. Como de praxe para a empresa, de maneira calculada e sem grandes excessos.


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