19º Congresso InfraFM
 

Como é possível reduzir os custos com limpeza em 40%?

Especialista em planejamento e desenvolvimento, Fabio Yamashita, compartilha case de sucesso e fala os desafios da profissionalização de serviços no Brasil.

Por Natalia Gonçalves

Como é possível reduzir os custos com limpeza em 40%?
A limpeza não pode ser tanto faz. Durante a pandemia de Covid-19, houve uma grande valorização do setor de limpeza profissional, onde foi possível compreender, por exemplo, a importância das técnicas e produtos específicos para a desinfecção de superfícies. Contudo, para Fabio Yamashita, head de planejamento e desenvolvimento o na GMO Facilities, essa mudança não foi o suficiente.

Embora o mercado de limpeza movimente bilhões de reais ao ano, a profissionalização ainda é uma realidade distante. De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a indústria de limpeza movimenta R$100 bilhões ao ano. Ao mesmo tempo, são poucas as empresas de serviços que oferecem a limpeza profissional.

Segundo Fabio, atualmente qualquer um pode abrir uma empresa de limpeza, sendo ainda uma consequência do pouco entendimento da importância desse setor. “Hoje, qualquer pessoa com conhecimento em limpeza doméstica começa a empreender nesse mercado. Limpar o chão de uma fábrica ou escritório com um pano e rodo ainda é uma realidade”, afirma o especialista.

“O que se nota hoje no mercado é o foco no gerenciamento das pessoas e não das técnicas de limpeza. Infelizmente, a essência para qual as empresas são contratadas está se perdendo. Quando o cliente terceiriza uma atividade, ela busca uma empresa com expertise na área”, completa Yamashita.

Para essa realidade mudar, é necessário olhar para as culturas das empresas, tanto de contratantes quanto de prestadores de serviços. De um lado, conforme Fabio, as prestadoras de serviços devem buscar os conhecimentos tanto em gestão como na técnica – treinando e capacitando seus colaboradores operacionais, inclusive de executivos; e do outro, os tomadores de serviços, devem cobrar cada vez mais a profissionalização.

Em uma das empresas onde Yamashita analisou a limpeza, foi realizado um trabalho com o departamento de recursos humanos, como ele destaca. Na época, ele mesmo elaborou o material de conscientização de consumo de materiais de higiene. “A limpeza profissional proporciona, além de redução de custos, melhoria na performance do serviço, maior vantagem competitiva, diferenciação no mercado e inovação”, diz.

Neste sentido, Fabio aponta que a mudança de perspectiva sobre limpeza pode trazer benefícios para os profissionais envolvidos, mas também para as empresas, pois uma das consequências da limpeza profissional é a otimização de recursos. “Já fui em empresas em que o cliente estava usando 24 itens de materiais e produtos de limpeza, quando era possível usar apenas um”, lembra.

Como responsável por planejamento e desenvolvimento, Yamashita realiza o levantamento técnico junto as empresas contraentes. Nesse processo, é realizado o estudo de tempo padrão da limpeza e de consumo de materiais de higiene. Em um dos estudos realizados, ele percebeu o consumo elevado dos materiais com possibilidade de redução de 40%.

“O trabalho de conscientização ocorreu junto com o pessoal da fábrica, em vestiários, e do administrativo. Houve a colagem de algumas etiquetas no banheiro, então passou, justamente, para essa mudança de cultura”, lembra. A empresa citada contava com cerca de mil funcionários, mas gastava mais de R$261 mil com papel higiênico e toalha.

A área de planejamento e desenvolvimento atua tanto no comercial, em visitas técnicas, na inteligência de mercado e no desenvolvimento de novos negócios, quanto no operacional, na padronização de processos, na elaboração de projetos de inovação e na formação técnica dos colaboradores. 

Para Yamashita, é importante que as empresas de limpeza ao buscarem a melhor solução para o cliente: "primeiro entenda o negócio dele, sua atividade-fim, seu posicionamento de marca, o mercado que ele está inserido, seus valores e sua missão. E em segundo lugar, identifique que tipo de valor que a limpeza poderia agregar em seu negócio e, por fim, como especialistas na área, adotem as melhores práticas".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP