TELELOK
 

Na prática: como os jovens vêm revolucionando as empresas

Como os jovens vêm revolucionando as empresas, na prática, por Franco Gonçalves, gerente Administrativo da TKE Logística.

Por Franco Gonçalves

Na prática: como os jovens vêm revolucionando as empresas


Nossa sociedade tem passado por um período de rápidas transformações, impulsionadas pelas revoluções tecnológicas, desafios climáticos, fortalecimento de novas rotas comerciais e desenvolvimento social. Essas mudanças têm gerado discussões frequentes sobre como resolver os desafios contemporâneos por meio de diferentes perspectivas, especialmente diante da nova realidade em que nos encontramos. Nesse contexto, a juventude desempenha um papel crucial na construção de um futuro promissor.

Os jovens têm a capacidade de enxergar o mundo de maneira única e trazer uma energia transformadora para a sociedade. Eles cresceram em um ambiente moldado pelas inovações tecnológicas e estão conectados como nunca. Essa geração tem acesso a uma quantidade sem precedentes de informações e recursos, permitindo-lhes ter uma visão ampla do mundo e das possibilidades que ele oferece.

Além disso, os jovens possuem a coragem e a audácia para desafiar as normas estabelecidas, questionar o status e buscar soluções inovadoras para os problemas existentes. Outro ponto importante, é entender que o próprio conceito de “jovem”, tem mudado. Apesar do Estatuto da Juventude situar a categoria dos 15 aos 29 anos, hoje, pessoas acima disso ainda podem ser consideradas totalmente novas.

Um bom exemplo é acompanhar a faixa etária dos presidentes de diversos países, como: Joe Biden (EUA) com 80 anos, Lula (Brasil) com 77 anos e Xi Jinping (China) 69 anos, sem falar em diretores e presidentes de empresas e associações com a mesma idade.

No entanto, para entender o papel da juventude na construção do futuro, é necessário reconhecer também a importância das gerações passadas. As conquistas e os ensinamentos dos mais antigos, fornecem uma base sólida para que os jovens possam construir e expandir seu potencial. As experiências e os conhecimentos transmitidos pelos mais antigos desempenham um papel fundamental na formação de oportunidades, permitindo a nova geração aprender com os erros e sucessos do passado.

Podemos falar de uma inspiração que mudou a visão da época e, principalmente, o da juventude, com os feitos do Ayrton Senna. Um ícone do automobilismo brasileiro e um dos maiores pilotos de todos os tempos, onde não apenas conquistou vitórias nas pistas, mas também se tornou um símbolo de superação, dedicação e excelência. Sua paixão pelo esporte e seu compromisso em fazer a diferença inspiraram jovens de todo o mundo, mostrando-lhes que é possível alcançar grandes feitos, independentemente das circunstâncias.

Atualmente, falando agora de ambientes corporativos, temos uma diferença de até 60 anos entre a pessoa com mais idade, muitas vezes com uma vida mais estabilizada e não tão afoito em relação a mudanças. Por outro lado, os mais novos querendo mostrar do que são capazes de criar novidades. É preciso haver essas discussões positivas, para ter equilíbrio e que ambas as partes se ajudem.

É comum os jovens tomarem posições estratégicas de desenvolvimento em grandes empresas, contando com o apoio e mentoria de executivos sêniors. Parceria entre pessoas com bagagens diferentes, acaba trazendo a inovação com uma base de informações e tecnologias novas, junto ao know-how aprendidos com anos de vivência em campo, diminuindo o tempo de implantação ou margem de erros em um projeto.

Na prática, posso compartilhar com vocês que no setor de transporte, onde atuo, existe a COMJOVEM, a Comissão de Jovens e Empresários e Executivos da NTC&Logística, que enaltece o trabalho da juventude do segmento. Proporciona um espaço que possam compartilhar ideias, contribuir com insights e promovendo o desenvolvimento de todos. Além de oferecer oportunidades de networking, mentorias e capacitação com outras gerações, visando impulsionar a carreira dos jovens profissionais e empresários.

Possivelmente, aqueles que estão entre as idades mais avançadas, imagine que os jovens estão querendo fazer coisas demais, porém, acredito que seja fundamental que a sociedade valorize a juventude, criando um ambiente propício para poderem desenvolver tudo aquilo tendem a entregar.

Investir em educação de qualidade, incentivar a participação ativa dos jovens na tomada de decisões e proporcionar oportunidades de crescimento são algumas das medidas necessárias para que eles se tornem agentes de transformação.
Da mesma forma que foram guardadas máquinas de datilografia quando nos foi apresentado o computador, precisamos estar sempre abertos as novidades e como podemos utilizá-las de maneira assertiva.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP