TELELOK
 

Outsourcing e LGPD: Gerenciar bem fornecedores é urgente

Para quem terceiriza operações, LGPD adiciona uma nova camada de complexidade

Por Márcio Guerra

Outsourcing e LGPD: Gerenciar bem fornecedores é urgente para quem terceiriza operações

Podemos dizer, resumidamente, que Facilitiy Management (FM) tem por objetivo coordenar estruturas, pessoas, organizações e espaços dentro de um mesmo ambiente. O conceito é responsável por garantir funcionalidade, conforto, segurança e eficiência para tornar o dia a dia de pessoas mais prático, o que também inclui o ambiente de trabalho.

Nesta linha, operações terceirizadas, um padrão para esse mercado, são um aspecto crucial para as empresas do ramo, que agora têm na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) uma nova camada de complexidade para os profissionais de FM. Há muito tempo, a classe tem nas mãos uma ampla gama de dados dos mais variados clientes e áreas econômicas.

Mas como estar em conformidade à LGPD em um ambiente tão vasto e diverso?

A Lei, em vigor desde 2020, regulamenta o tratamento de dados pessoais no Brasil e aplica-se a todas as empresas que coletam, processam e armazenam dados pessoais de cidadãos brasileiros. Todos os envolvidos precisam garantir o cumprimento da LGPD, incluindo os fornecedores.

Visando garantir isso, profissionais de FM precisam focar na avaliação de potenciais parceiros com base em sua conformidade à LGPD, conhecendo suas políticas de proteção de dados, práticas de coleta de informações e procedimentos de processamento.

A Pesquisa de Privacidade e Proteção de Dados, realizada pelo Grupo Daryus no ano passado, destaca que apenas 20% das empresas brasileiras afirmam estar completamente adaptadas à LGPD. O número é menor do que o esperado se pensarmos o tamanho do risco potencial para uma quantidade sem fim de dados.

Por experiência própria, no meu dia a dia na MD2, vejo o quanto softwares ágeis podem ajudar no gerenciamento e segurança dessas informações, mesmo que elas venham de fontes diferentes e mesmo que essa base seja extremamente grande.

Outro ponto crucial para o relacionamento com fornecedores, considerando as exigências da LGPD, é a inclusão de cláusulas específicas nos contratos de terceirização. Elas podem abordar a obrigação do fornecedor de cumprir os regulamentos, as políticas e os procedimentos de notificação de violação de dados, inclusive exigindo que dos fornecedores relatórios sobre status de diligência, gestão de possíveis incidentes e planos de respostas a incidentes, além de comunicações aos titulares envolvidos ou ANPD. Para tal, é imprescindível a assessoria jurídica especializada.

Conscientização também é essencial. Por isso, profissionais de FM também devem fornecer treinamento de proteção de dados a seus funcionários para garantir que eles entendam suas responsabilidades no que diz respeito à LGDP.

Estabelecer um programa que garanta a conformidade com a norma não é simples e muito menos fácil, já que a LGPD permeia todos os departamentos e diversos processos de negócio que dependem de dados pessoais para seu funcionamento. A proteção dos dados de todos, sejam físicos ou digitais, é mandatória, sejam informações de funcionários, clientes, prospects, prestadores de serviço ou fornecedores. Cumprir o que a Lei pede não apenas é ético, mas também valoriza a imagem da organização e traz resultados tangíveis.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP