Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Inovação garante eficiência em equipamentos climatizados

Solução de controle de umidade e sistema integrado de resfriamento trazem tranquilidade aos médicos nos diagnósticos por imagem.

Ao lado do equipamento estão (esquerda para direita) Georges Szegö, gerente da divisão de negócios Klimatix, e János Szegö, CEO da Mecalor.

Médicos e especialistas em diagnóstico por imagem, reclamam da a umidade em salas de exames pode danificar o equipamento de tomografia e causar o prejuízo de milhares de dólares.

A Mecalor desenvolveu o CPM, uma solução de controle de umidade, que garante a climatização adequada do ambiente e a eficiência e durabilidade dos aparelhos de exame. É de fácil instalação e composto por uma evaporadora e uma condensadora, além um painel de controle com todos os parâmetros de contenção umidade e temperatura. Desenvolvido para aplicações em tomografia, mamografia, Raio X e outros tipos de exames por imagem.

Outra solução é o sistema térmico integrado. Com tecnologia avançada, ele garante precisão e eficiência dos equipamentos de ressonância magnética. Isso confere a médicos radiologistas a certeza de um atendimento seguro e de alta qualidade aos pacientes. A vantagem dessa solução é a instalação de um único chiller industrial de alta confiabilidade e precisão para atender tanto a climatização das salas, quanto a refrigeração do compressor de hélio do equipamento de ressonância. "Se o cliente seguir nossa recomendação, podemos instalar um segundo chiller em paralelo para garantir total redundância e segurança", explica o diretor comercial da Mecalor, Marcelo Zimmaro.

O inversor de frequência, Chiller Inverter, que pode gerar uma economia de cerca de 25% no consumo de energia dos sistemas de refrigeração dos equipamentos de ressonância instalados em hospitais e clínicas.

"Nós fizemos uma medição no gasto do consumo de energia no sistema integrado com Inverter, instalado no Fleury, unidade Canário, e chegamos à conclusão de que há uma economia de até 25%", afirmou Carla Rezende, gerente de vendas da Mecalor, no segmento hospitalar.

Enquanto o compressor convencional liga e desliga durante o funcionamento, consumindo muita energia, o Inverter modula sua capacidade de refrigeração e minimiza o desperdício. O inversor de frequência regula a velocidade de rotação dos motores elétricos do equipamento, controlando a potência dos compressores. O Chiller Inverter chega mais rápido na temperatura desejada e logo diminui a rotação do compressor. Essa capacidade imprime ao dispositivo alta eficiência energética.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde