Expo
 

Hotel Rosewood e o uso de materiais genuinamente brasileiros

Entenda o processo de "tropicalização" do projeto externo da Cidade Matarazzo

Foram 14 anos de espera, desde a aquisição do Complexo Matarazzo, pelo Groupe Allard, em 2008, até a inauguração da primeira fase da Cidade Matarazzo, em janeiro deste ano, já complementando uma parte do único hotel 6 estrelas do Brasil, o RoseWood. Com empreendimento assinado por dois ícones da arquitetura mundial - Jean Nouvel e Philippe Starck -, um dos maiores desafios deste megaprojeto, segundo o próprio Alexandre Allard, diretor do grupo, foi viabilizar o projeto com uso de materiais genuinamente brasileiros. "Hoje eu posso afirmar que 90% dos fornecedores deste projeto são locais, com materiais produzidos no Brasil", afirmou Allard em uma de suas entrevistas.

E realmente Allard estava certo: quando o projeto assinado por Nouvel e Starck chegou ao Brasil, um grande quebra-cabeça foi montado para chegar de fato à essência e inspiração traçada pelos arquitetos, inclusive na área externa, com a estruturas cobertas nas áreas comuns.

Quem relata é Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden, empresa contratada para fazer toda a "tropicalização" do projeto nas áreas comuns. "É mais do que normal quando, empresas de fora, fazem um tipo de projeto pensando em sua cultura . Foi assim que aconteceu quando o Grupo Allard nos procurou, pois o que estava desenhado teve que sofrer adaptações em relação ao nosso mercado", explica o executivo.

Uma das escolhas que realmente levam o DNA da Vertical Garden é o uso de tecnologia agregada à sustentabilidade do projeto como um todo. No momento de definir qual tipo de madeira seria a protagonista, o eucalipto foi unanimidade.

Tratado como "patinho feio", por décadas pelos fabricantes, arquitetos e amantes de madeiras, o Eucalipto sempre viveu às sombras de outras madeiras, como , mogno, cedro, tauari e jequitibá. Entretanto, o jogo mudou devido a intensidade das agendas e compromissos sustentáveis das empresas com o meio ambiente, e atualmente o Eucalipto é visto como madeira nobre por possuir densidade, resistência e propriedades técnicas parecidas com as do carvalho e da faia. Sua aparência é comparada ao mogno e ao jatobá.

"Embora seja um produto originário da Austrália, o eucalipto se adaptou facilmente com o nosso clima. Com isso existe uma grande oferta e regularidade de entrega, além de ser a primeira madeira nobre oriunda de plantio florestal", justifica Watanabe.

Na tropicalização do projeto da Cidade Matarazzo, foram utilizadas mais de 5 mil barras de eucaliptos para produzirem duas estruturas - Pool House e Swimming Pool -, de madeiras na área externa do Hotel Rosewood, sendo ambas criações de Philippe Starck.

Fotos: Divulgação / Vertical Garden.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP