TELELOK
 

Gestão, Techfin e Business Performance

Esses são os temas principais que fizeram parte do conteúdo do Universo TOTVS 2022

Universo TOTVS aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Foram dois dias de conteúdo com masterclasses compostas por palestrantes nacionais e internacionais, mais de 90 trilhas segmentadas, que abordaram lançamentos de produto, inovações e tendências nas três dimensões de negócios da empresa: Gestão, Techfin e Business Performance.  No evento,  especialistas e executivos compartilham o seu conhecimento sobre tecnologia e negócios, para ajudar empresas a se tornar muito mais produtiva e competitiva.

Na abertura do evento, o presidente Dennis Herszkowicz trouxe o tema "Mudanças tecnológicas: como isso transforma você, seu negócio e a Totvs", onde afirmou que o objetivo da companhia é trazer o melhor resultado, na última linha do balanço, para cada um de seus clientes. Reforçou que o Brasil é o 51º no ranking de competitividade digital e que o país investe pouco em tecnologia em relação a outros países, o que cria um desafio adicional gigante para as empresas. Lembrou uma citação de Laercio Constantino, fundador da Totvs, "a empresa que não se digitalizar não será mais competitiva. É preciso olhar para a sociedade e ver como ela tem ditado novos comportamento e formas de consumo, totalmente ligados à tecnologia." E ressaltou que esse é um dos motivos pelos quais o gestor de TI torna-se um grande agente de inovação e de interface com o mercado.

Na sequência, o vice-presidente de Plataformas & TI da TOTVS, Gustavo Bastos apresentou a "Evolução da Plataforma Tech" e registrou que a estratégia de cloud da empresa é híbrida e multi-cloud e com disponibilidade para todo o Brasil, o que traz benefícios como diminuição da latência de comunicação, aumento da produtividade para os negócios e maior disponibilidade de dados. E que algumas das premissas para desenvolver uma jornada de modernização passa por atualizar os aplicativos para uso na nuvem, abstrair domínios tanto quanto possível e acelerar mudanças usando o modelo DevOps, que é uma metodologia de desenvolvimento de software que utiliza a comunicação para integrar desenvolvedores (dev) de software e profissionais de infraestrutura (ops) de TI.

Para finalizar a parte da manhã, Christopher Garman que lidera a cobertura da Eurasia Group sobre o Brasil e analisa temas relacionados à gestão macroeconômica e seus impactos na sociedade trouxe o tema "Cenário Geopolítico e Econômico Mundial". Garman alerta sobre a importância de olhar o mundo e, particularmente na atualidade, não apenas sobre tecnologias, questões climáticas, mas também sobre choques, guerras, insegurança alimentar, aspectos financeiros e geopolíticos etc. Enfim, ter uma visão sistêmica sobre a confluência dessas questões traz oportunidades e riscos, já que estamos num momento instável em todo o mundo e com uma economia global desacelerando. Citou três grandes riscos para a economia global:

1. A política de zero Covid não vai acabar tão cedo na China e os lockdowns do país estão afetando os setores de manufatura e exportação mundial, além de baixo crescimento e rupturas na cadeia de abastecimento.

2. Os USA atingem a maior taxa de juros desde o início da pandemia, com o risco de queda de investimento na região.

3. Conflito da Ucrânia, que traz tensões com OTAN, mais sanções, com impasse instável e diplomacia limitada. Tudo isso impacta no aumento de riscos da Guerra e aumento da recessão global. A esperança é que haja um cessar-fogo e o fim da escalada das tensões podem criar bases para um alívio das sanções até o fim de 2022.

Em um bate papo com o Diretor de Segmentos - Construção e Projetos, Educacional e Serviços da TOTVS, Eduardo Pires da Silva, falamos sobre a necessidade de profissionalização para evolução do setor e sobre a importância do entendimento sobre o momento de cada cliente. Para que se tenha sucesso na implantação de um sistema, primeiramente é necessário planejamento sobre onde se quer chegar, traçar bem os objetivos e lembrar que um software é uma ferramenta de gestão e não a solução de todos os problemas do cliente. Para uma solução vencedora é preciso que o cliente esteja disposto a ajustar seus processos e não esquecer que sistema que dá resposta é aquele que se retroalimenta com informações reais no dia a dia das organizações. Ou seja, é necessário tempo não para potencializar as dificuldades, mas ter tempo para planejar e arrumar o que é necessário.

Uma das palestras sobre serviços, falava sobre a evolução da tecnologia para a terceirização e segurança armada, um mercado que vive de margens apertadas, muita concorrência e onde a negociação dos contratos é pautada em custo. A pergunta é como precificar e da melhor maneira possível? Uma das soluções da TOTVS atendem a esse perfil de demanda do mercado especializado em prestação de serviços. Segundo a empresa, o software permite organizar as informações - quando imputadas corretamente - para maior rentabilidade dos contratos, dimensionamento adequado de recursos humanos e materiais, indicadores de gestão, entre outros benefícios.

PREMIAÇÃO

Além das masterclasses, no segundo dia do Universo TOTVS houve a cerimônia do Prêmio TOTVS Brasil que Faz. Os 54 finalistas dos "cases" de digitalização acompanharam o anúncio dos vencedores das 12 categorias (Agro, Logística, Manufatura, Distribuição, Varejo, Construção, Educação, Jurídico, Prestadores de Serviços, Saúde e Hospitalidade, além da categoria especial de RH). Na categoria prestadores de serviço, a vencedora foi a Security Segurança e Serviços.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP