De Barman a Gerente de Manutenção

De Barman a Gerente de Manutenção, Mateus Rosa fala sobre cuidar das pessoas, da complexidade de transformar soluções técnicas em adaptativas

Dando continuidade as entrevistas por segmento, convidamos o Gerente de Manutenção do Hotel Unique, Mateus Rosa, para compartilhar sua vida profissional na área. Gaúcho de 32 anos, nascido na pequena cidade de Fontoura-Xavier no Rio Grande do Sul, onde cresceu e viveu com seus pais e quatro irmãos – Mateus o do meio. Como bom descendente de italiano, as lembranças dos momentos em família em volta de uma mesa com todos falando alto e ao mesmo tempo são bem marcantes. Desde muito jovem, Mateus já se identificava com a cidade de São Paulo e, em 2009, decidiu tornar realidade o sonho de morar nessa grande metrópole, onde foi muito bem recebido e acolhido. 

Mas foi em 2012 que Mateus Rosa começou sua história no Unique, onde trabalhou como barman nos charmosos Skye Restaurante & Bar e The Wall por dois anos. Depois disso, iniciou trajetória dentro da manutenção. Aliás, ainda quando morava no Sul ele já havia trabalhado como pedreiro com seus irmãos, com isso o interesse para área de manutenção dentro do hotel. Estudou Engenharia Civil na Universidade Nove de Julho, de 2012 a 2017, e após a conclusão iniciou especialização em gestão de projetos e serviços de manutenção, além de vários cursos complementares que a área pede.

De 2014 a 2016 estagiou no departamento de manutenção do Unique. Depois de acabar os dois anos de estágio foi criada uma vaga de analista de manutenção para ele e em 2018 foi promovido para líder da área. Em 2020 partiu para um novo desafio, momento em que foi ser gerente de projetos e serviços de manutenção no Transamérica Hospitality Group, onde atuou por um ano e seis meses. Mas, como o bom filho a casa torna, em junho de 2021 retornou para o Hotel Unique e assumiu o cargo de Gerente de Manutenção, sendo responsável pela gestão de serviços de manutenção e novos projetos, buscando sempre destacar a padronização e excelência operacional, melhoria contínua e formação de equipes de alta performance. Acompanhe:

Nos conte sobre a abrangência de Manutenção e FM dentro do hotel?
Hoje não possuímos uma área específica de FM no hotel, são áreas separadas que se conversam constantemente. Cada área possui seu gestor e, ao somadas, formam um grupo de FM. Nós da área de manutenção hoteleira sempre trocamos o pneu do carro com o carro andando, sempre procuramos minimizar os impactos gerados por retrofits e reformas. Quando está em um hotel de luxo, o hóspede procura que tudo seja perfeito, então nós da manutenção fazemos parte de uma grande engrenagem onde atuamos como” médicos invisíveis”, realizando atendimento a toda estrutura que, após o nascimento, necessita de cuidados diários com manutenções preventivas, corretivas e preditivas, minimizando impactos a todos os usuários do empreendimento. 

Deixe uma mensagem para os colegas da área sobre como podemos desenvolver ainda mais a atividade de FM no Brasil.
Apesar de não ser um gestor de FM, minha função é muito parecida e para quem deseja atuar na área. Primeiro acredite nos seus sonhos e no seu potencial, estude, se dedique ao máximo, busque diariamente aprender coisas novas, mantenha a cabeça aberta e esteja sempre disposto a ouvir. Liderar virou sinônimo de cuidar. Cuide das pessoas, cuide da complexidade, cuidar de problemas que não exigem mais soluções técnicas e sim soluções adaptativas.


Mateus Rosa, Gerente de Manutenção do Hotel Unique.

CONFIRA  AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP