NEOWRK
 

Monte Azul migra para nuvem pública brasileira

Objetivo é possibilitar escala do ambiente computacional

Fundada em 1967, a Monte Azul Agrícola e Construtora é uma empresa que conta com uma equipe técnica multidisciplinar para prestar serviços de zeladoria nas esferas pública e de engenharias sanitária, civil, industrial e agrícola. Com o foco em investir em inovação de forma contínua para oferecer entregas de qualidade aos seus clientes, a empresa já estava familiarizada com a tecnologia em cloud e tinha parte de sua infraestrutura de TI em uma nuvem estrangeira.

Porém, a fatura variável e em dólares, os impostos e tributos cobrados sobre a infra inviabilizavam a escala da Monte Azul. Por esse motivo, o time de TI da empresa procurou uma solução faturada em Reais no Brasil, que não deixasse de entregar alta performance e segurança, exigindo a certificação do data center com os selos Tier III e ISO 27001. E foi assim que a Monte Azul encontrou o Binario Cloud Data Center, solução de nuvem pública da provedora brasileira que entrega as certificações necessárias, garantindo performance, segurança e baixa latência, além de faturamento em moeda nacional, sem influência das variações cambiais.

"Pode parecer simples realizar a jornada para nuvem de uma empresa já familiarizada com a cloud quando olhamos de fora, mas na prática o processo exige a mesma atenção e dedicação que nosso time oferece para cada cliente. Em outras palavras, precisamos traçar um plano estratégico e seguir o framework para que a jornada para a nuvem seja segura e entregue a melhor experiência para os usuários", comenta Gabriel Adorno, Head of Sales da Binario Cloud.

Os requisitos técnicos foram definidos pela própria Monte Azul, sendo a alta performance a demanda central do time de TI da empresa. Para garantir a excelência na entrega, conforme o prazo estabelecido pela empresa, os especialistas da Binario Cloud trabalharam em parceria com as equipes da Monte Azul e de terceiros - que realizam a gestão e suporte de sua infraestrutura - para entender as expectativas, necessidades e condições de todos os envolvido.

"A partir do entendimento da cultura e requisitos do cliente, conseguimos melhorar os processos de comunicação da Binario Cloud, bem como aprimorar nossa documentação técnica para entregar toda a capacidade computacional de que a Monte Azul precisava. Participar desse projeto foi uma oportunidade para toda a equipe técnica e de gestão ampliar seus conhecimentos no nossa metodologia de serviços na jornada para a nuvem - que permite mapear riscos e reduzir os impactos na operação do cliente", comenta Cássio Nascimento, Project Manager da Binario Cloud.

O próximo passo foi desenhar uma arquitetura capaz de atender as necessidades de performance da Monte Azul para entregar a melhor experiência para o usuário. O ambiente possuía requisitos específicos para a operação, envolvendo a validação de usuários com acesso ao sistema, configuração de máquinas virtuais, sistemas operacionais e licenças, instalação e integração com as aplicações que compõem sua infraestrutura.

Em um projeto em que a performance é o fator crucial, a metodologia de gestão de projeto adaptativa e ágil da Binario Cloud, que mantém a documentação de todos os processos realizados, permitiu a migração da Monte Azul para o Binario Cloud Data Center com sucesso e dentro do prazo estabelecido. 

"Do pré-venda aos pós-venda, fomos muito bem atendidos e notamos o empenho dos times da Binario Cloud em atender às nossas solicitações e requisitos técnicos. Todas as melhorias nos serviços comunicadas pela Binario Cloud foram transparentes aos nossos usuários. Como resultado da migração, notamos redução de pelo menos 25% nos custos com infraestrutura", afirma Rubens Samuel Khuri, Consultor de TI da Agrícola e Construtora Monte Azul.

Com o sucesso na migração do ambiente da Monte Azul para o Binario Cloud Data Center, podemos confirmar que existem muitas vantagens em conhecer provedores nacionais de cloud computing para o negócio. Hoje, o ambiente computacional da prestadora de serviços já cresceu e conta com 26 GB de RAM, 7 servidores e mais de 750 GB de storage. O faturamento em reais, sem influência das variações cambiais e a contratação como um serviço viabilizam esses resultados e dão mais fôlego para as empresas pensarem na continuidade dos negócios, bem como em sua escala.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Todos admitidos online

8º INFRA Minas Gerais aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e teve participação de peso do mercado de FM

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP