TELELOK
 

Setor de boxes self storages cresce 14% durante a pandemia

Home office e reorganização da estrutura das empresas impulsionaram aumento na procura por locais para guardar pertences e documentos

Atividades rotineiras como trabalhar e estudar tiveram que ser adaptadas ao ambiente doméstico por causa da pandemia. Com essa nova realidade, a procura por um espaço amplo e otimizado aumentou, e uma das soluções encontradas foram os self storages. O sistema surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, e consiste no aluguel de boxes ou containers para armazenamento de itens, móveis e objetos. A proposta se expandiu para outros países e hoje tem sido procurada como uma alternativa para quem precisa de mais espaço em casa durante a pandemia, o que reflete também no crescimento do setor.

De acordo com uma pesquisa solicitada pela Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass) e realizada pela consultoria Brain, o total de boxes no Brasil subiu de 69.445 para 79.300 entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, o que simboliza um aumento de 14%. O empresário Ricardo Zonta é um exemplo de usuário que precisou do sistema durante a pandemia. "Nós iniciamos uma reforma em casa e o box foi imprescindível. Estávamos deixando o material da obra em um quarto, mas vimos que os móveis iam estragando e sujando. Eu só optei por tirar as coisas por saber que existe o self storage, pois o aluguel é mensal e cabe tudo que temos", ressalta. 

"É muito difícil quando precisamos de espaço pra guardar coisas grandes e não temos. Se eu precisar viajar, fazer um intercâmbio, por exemplo, é mais fácil alugar um box do que vender tudo e depois voltar e precisar adquirir de novo. Esse tipo de self storage auxilia muito no estilo de vida contemporâneo, facilita em planos de mudança e até quando queremos mudar os móveis, mas não queremos nos desfazer. É uma ramificação da nossa casa", explica Zonta. 

Segundo a gerente de operações da Espaço A+ Self Storage, Rousy Mary Rojas, os boxes passaram a ser um recurso essencial para otimizar o ambiente doméstico em tempos de pandemia. "Muitas casas tiveram que ser adaptadas para receber o home office e as aulas remotas, e os boxes ajudam nessa mudança. Móveis antigos, livros que não são usados e outros objetos podem ser colocados em um self storage. Assim, até o quarto da bagunça pode liberar espaço para um escritório ou um local de estudos", afirma Rousy. 

A opção também têm sido adotada por empresas que fecharam os escritórios e adotaram definitivamente o modelo home office, recorrendo aos boxes para guardar notas e documentos. Rousy ainda destaca os benefícios para as empresas online. "Com o aumento das compras por meio da internet, a demanda das e-commerces se intensificaram durante a pandemia, e muitas têm alugado o self storage para armazenar o estoque. Por ser um ambiente limpo e seguro, os boxes ajudam a garantir a qualidade dos produtos", diz Rousy.

​Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP