Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

As cinco tendências para o setor de manutenção e serviços de campo em 2020

Estudo abordou as principais mudanças que impactaram o segmento em 2019 e caminhos para 2020

O Produttivo é uma análise do ano de 2019 para o setor de manutenção e serviços. O estudo abordou as principais mudanças que impactaram o segmento em 2019 e apontou caminhos para os gestores se prepararem para 2020.

Entrevistando profissionais das áreas de instalação e manutenção de equipamentos, engenharia (projetos e obras), manutenção predial, frotas e telecomunicações, que estão vivenciando a área no dia a dia, foi possível compreender as principais mudanças que aconteceram no mercado através de um ponto de vista real.

Entre os profissionais, as opiniões são muito parecidas: o mercado de serviços, especialmente o de manutenção, instalação, inspeção e controle de qualidade, não são mais os mesmos.

“De maneira geral, 2019 foi um ano melhor. O mercado cresceu, parece estar mais aquecido e gerou novas oportunidades. Mas está longe de significar zona de conforto. Todos os profissionais acreditam que a área está se transformando drasticamente e em velocidade muito rápida”, analisa o CEO do Produttivo, Victor Serta.

Confira as cinco tendências para o setor de manutenção e serviços em 2020, apontadas por prestadores de serviços de campo e manutenção:

1) O mercado está crescendo rápido e as mudanças também são rápidas: a pesquisa identificou que o mercado de serviços de campo está em crescimento, mas também está se transformando rapidamente. Os profissionais que não se adequarem às mudanças e não buscarem um nível de profissionalização cada vez maior correm o risco de não se beneficiarem deste momento de retomada. “Na minha opinião houve uma melhora nas oportunidades de serviços nas áreas de manutenção, instalação e na construção civil, em geral. Além do reaquecimento do mercado, é possível perceber o aumento na preocupação por parte dos clientes com a contratação de serviços com o respaldo de empresas e profissionais especializados”, avalia o Diretor na Sóllida, Lucas A. Elmiro.

2) Existe maior preocupação com medidas de segurança: essa preocupação envolve a qualidade dos serviços e a proteção dos trabalhadores. “A principal mudança pra mim é a questão da conscientização e incorporação dos cuidados com segurança no dia a dia dos serviços. Hoje, os profissionais estão muito mais habituados e conscientizados com documento que respeitem a legislação, uso e entrega de EPI’s e outras questões”, explica o responsável pela Segurança do Trabalho na Plotter, Eduardo Racks.

3) Cresce o número de participantes em treinamentos e capacitações: esse novo mercado também está vindo com profissionais mais qualificados. Ricardo Viana, um dos principais nomes da área de Refrigeração e Climatização, conta que durante toda sua experiência, como técnico, supervisor e hoje como instrutor de aulas e treinamentos, nunca viu o público tão motivado em buscar novos conhecimentos. “As inscrições nos treinamentos aumentaram bastante. As empresas hoje em dia estão pensando até em lugares maiores para fazer os treinamentos por conta do número de inscritos. Antes eram em torno de 300 técnicos, hoje está entre 500 e 700”, revela o profissional.

4) Os clientes estão mais exigentes: entre todas as empresas ouvidas, é praticamente unânime a opinião de que o cliente mudou. Segundo os profissionais, as empresas estão evitando a informalidade, buscando empresas sérias e exigindo serviços com mais qualidade, agilidade e comprovação. “Vemos a importância do cuidado com o cliente para os bons resultados da Everest. O atendimento, sempre se alinhando as suas necessidades, a experiência no segmento e consequente credibilidade construída ao longo dos anos é o diferencial”, frisa Eduardo Domingues da Everest Telecom.

5) Velhos hábitos não são mais aceitos: para corresponder a essas novas exigências de mercado, as empresas estão sentindo necessidade de mudar e investir em ferramentas e processos que sejam capazes de entregar a transparência, a agilidade e a qualidade que os clientes esperam. “Hoje os clientes estão exigindo muito mais transparência. Não adianta mandar aqueles papéis antigos que mandávamos com ordem de serviço. Tem que ser tudo eletrônico, com foto, registrado com data e hora de atendimento”, aponta Eduardo Falcão, da FW Soluções Industriais.

Todo o estudo está disponível no e-book “Retrospectiva e tendências: o ano de 2019 para o setor de serviços, as principais mudanças e como se preparar para 2020”. Baixe o material completo no link: <https://bit.ly/2upoTP6>.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde