3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Projeto EcoRoca e os resultados positivos para o meio ambiente e para o negócio

A iniciativa da Roca Brasil em reduzir os resíduos emitidos pelas plantas fabris reflete um dos principais pilares da empresa: o compromisso com a proteção ao meio ambiente

Conteúdo publicado em 12 de agosto de 2019

A fim de deixar um legado que contribua positivamente para as futuras gerações, desde 2006 a Roca Brasil implantou o EcoRoca, projeto que tem como objetivo integrar o respeito pelo meio ambiente a todos os processos de produção mediante o controle da emissão de resíduos gerados pelas plantas industriais. Após 13 anos, desde a sua implantação, que teve início nas áreas que dizem respeito ao cuidado com água, resíduos e energia, a Roca Brasil fortaleceu sua atuação com a inclusão do Eco Roca Ambiental, setor da empresa responsável pela Gestão Ambiental e que consiste no controle de licenças, atendimento normativo/legislativo e questões burocráticas, entre outras.

A Roca Brasil possui oito parques fabris para a fabricação de louças, metais, assentos sanitários e móveis para banheiros. O projeto EcoRoca já foi implementado em 80% das unidades: Jundiaí (SP), Santa Luzia (MG), Serra (ES) e Recife (PE).

“A iniciativa da Roca Brasil em reduzir os resíduos emitidos pelas plantas fabris reflete um dos principais pilares da empresa: o compromisso com a proteção ao meio ambiente. Preocupação que já estava presente em seus produtos, desenvolvidos para trazer soluções inovadoras para economia de água e de energia”, reitera Pau Abelló, Presidente da Roca Brasil.

EcoRoca Água

Essa vertente do projeto visa a redução do consumo de água por intermédio de avanços no processo de fabricação e a prática de reúso do recurso natural. A Roca Brasil investiu em medidas como a implantação de Estação de Tratamento de Água, garantindo assim a reutilização de 100% desse efluente para fins industriais.

Além disso, ajustou equipamentos e processos de fabricação para utilização de água de reúso e investiu na substituição de máquinas e equipamentos para novos modelos com maior eficiência e menor demanda de consumo de água. A empresa também promove treinamentos constantes para a conscientização dos colaboradores, estimulando a redução do uso de água.

As medidas implementadas resultaram em 52% de redução de água no processo produtivo nos últimos dez anos. Dessa maneira, até 2018 a Roca Brasil economizou 1 bilhão de litros de água no processo produtivo que, segundo informações das Organizações das Nações Unidas (ONU), é suficiente para abastecer mais de quatro mil famílias durante o período de um ano.

EcoRoca Energia

Para a energia, o EcoRoca tem como objetivo reduzir o consumo energético e as emissões atmosféricas (CO2). Em dez anos, a redução do consumo térmico e elétrico foi de 18%. Já a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa (tonelada CO2) nesse mesmo período ficou na ordem de 22%.

O projeto teve como base os aprimoramentos conquistados durante a fabricação por meio de ajustes no processo produtivo como, as alterações na composição da matéria-prima, visando ajustar a temperatura ideal necessária para a queima da cerâmica. Além disso, o programa promoveu amplo treinamento de conscientização dos colaboradores quanto às boas práticas do consumo de energia, assim como a criação de uma equipe específica para trabalhar na eficiência energética da Roca Brasil.

EcoRoca Resíduos

A preocupação com o descarte dos resíduos sólidos também é uma vertente do EcoRoca. De todo o insumo que entra na fábrica, 90% é destinado para reuso interno e externo. Esse resultado deve-se ao desenvolvimento do processo de absorção dos resíduos na fabricação de novos produtos. Dessa maneira, apenas 10% ainda depende de descarte em aterros industriais certificados. “Trabalhamos para que em um curto espaço de tempo conquistemos a marca do programa Aterro Zero”, reitera Pau Abelló.

A performance positiva foi alcançada por meio de treinamento operacional sobre o desperdício de matéria-prima e a implantação de Estações de Tratamentos adequadas para que o resíduo volte a ser insumo na fabricação, bem como o desenvolvimento do processo cerâmico para absorção deste novo material no processo. Com inovação, a Roca Brasil também buscou convênios com universidades, a fim de realizar estudos da melhor performance e aproveitamento do material de reúso na matéria-prima e a instalação de laboratórios especializados nas unidades fabris.

EcoRoca Ambiental

O último pilar a ser realizado diz respeito ao setor administrativo, responsável pela gestão das demandas ambientais e projetos de sustentabilidade. O EcoRoca Ambiental tem como objetivo criar projetos que sejam benéficos para o meio ambiente, propondo ações como a implantação de sistemas on-line do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR); Sistema de Gerenciamento de Requisitos Legais, Licenças e Não Conformidades, e Treinamentos; e Educação Ambiental.

O PGR, por exemplo, tem como foco educar os colaboradores sobre a importância da coleta seletiva, tanto na área administrativa quanto na industrial. O sistema permite o controle e gerenciamento de requisitos legais voltados ao meio ambiente que podem ser aplicados na Roca Brasil e o aditamento de resultados para saber se todas as áreas seguem a meta da empresa e corrigir possíveis desvios.

Clique aqui para conferir a versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP