19º Congresso InfraFM
 

Tudo novo, sem perder a essência

Mais do que uma mudança de endereço, o novo escritório da CA Technologies é carregado do DNA da companhia, incentivando a agilidade, bem-estar, criatividade e colaboração entre as equipes

Por Érica Marcondes

Desde fevereiro, a CA Technologies – uma das maiores empresas de software para segurança, desenvolvimento e gestão de TI do mundo – ocupa 2.222 m2 na Golden Tower do Morumbi Corporate, em São Paulo.

Apesar de o escritório ter reduzido em área (o anterior contava com 2.640 m2), a atmosfera é de bem-estar, conforto, produtividade e agilidade nas tomadas de decisão entre os colaboradores, apoiada por uma arquitetura de interiores que priorizou um layout moderno, despojado, criativo e eficiente em termos de ocupação.

Responsável pelo conceito do projeto de arquitetura e implantação, a Informov Engenharia + Arquitetura se envolveu antes mesmo do estudo de viabilidade: na análise de alguns cenários. “Tínhamos a possibilidade de promover um retrofit no escritório antigo (muito compartimentado e onde a CA estava há 18 anos) ou estudar novas e potenciais localizações. Diante da possibilidade de desenvolver um projeto que não interferisse na operação atual e, principalmente, de olho na atual situação do mercado imobiliário, que beneficia contratos mais competitivos em edifícios mais novos, tecnológicos e sustentáveis, concluímos junto ao cliente que a melhor opção seria a relocalização corporativa e um projeto novinho em folha”, conta o Diretor da Informov, Murilo Toporcov.

A próxima fase foi investigar as possibilidades em termos de imóveis – 13 visitas a edifícios para chegar a uma lista de três empreendimentos, que incluía o Morumbi Corporate.

Já o modelo de contratação turn-key (chave na mão) foi totalmente ao encontro dos objetivos da CA Technologies, pelo preço fechado sem aditivo, faturamentos diretos, contrato com uma única empresa, seguro com cobertura total da obra, expertise da construtora, garantias em contratos e agilidade do ao processo. A entrega do escritório, que tinha um prazo de 75 dias, foi antecipada em oito dias.

Gestão de resultados

Para lidar com mais tranquilidade com os desafios de uma mudança desse porte foi fundamental lançar mão de um processo de change management completo, que incluiu um plano de comunicação com os colaboradores, visita deles à obra durante um café da manhã, workshops, divulgação de imagens 3D do projeto com o objetivo de elevar positivamente as expectativas frente ao novo escritório, e entrevistas para levantar demandas.

Uma das ações mais marcantes que até gerou um vídeo foram as mensagens positivas sobre o novo escritório escritas pelos colaboradores dentro das paredes de drywall abertas ainda em construção.

Murilo explica que a metodologia de questionamento para levantamento de toda a demanda serviu para estabelecer os padrões de salas, mobiliário e layout que refletissem o DNA da empresa. O resultado foi um projeto que privilegiou áreas mais integradas, com postos rotativos e privativos, além de espaços de lazer e serviços. “O objetivo era estimular a criatividade, a produtividade e a sinergia entre os colaboradores. E isso está por todo o escritório”.

Smart workplace

Pensar fora da caixa foi outra premissa. Um dos focos do projeto está na implementação de aspectos do Smart Space 2.0 e Smart Space Flex. Ou seja: espaços de trabalho mais humanos e criativos, em que predominam áreas de trabalho mais integradas, menos barreiras, aproveitamento da luz natural, áreas de brainstorming, espaços criativos e aconchegantes que quebram a monotonia e oferecem ao colaborador a sensação de estar em casa.

Ocupando dois andares, o workplace tem no 26º uma charmosa estrutura para refeições, além do The Club – espaço de descompressão com jogos eletrônicos, mesa de bilhar, fliperama e até geladeira com cerveja à vontade. No mesmo pavimento o cuidado pessoal e os momentos de relaxamento estão garantidos na Wellness Room, que conta com serviços de podologia, manicure, massagem, espaço para amamentação e prática da yoga.

Já o andar superior comporta, além da icônica recepção e da sala Customer Center (chamada de sala NASA), 12 salas de reuniões de diferentes tamanhos, phone rooms charmosos (alguns até com arandelas, papéis de parede e cadeira de balanço) para momentos que pedem mais privacidade e silêncio, e 83 posições de trabalho em um plano aberto. Salas fechadas somente para presidência e vice-presidências. 

O ar despojado e criativo fica por conta do forro aparente (uma tendência hoje!), das paredes grafitadas e dos jogos de estantes coloridas que também servem para delimitar aconchegantes espaços de estar que podem ser usados para reuniões informais. Para maior praticidade na hora de uma reunião rápida ou de tirar uma dúvida, o colaborador pode se apoiar nos gaveteiros revestidos com almofadas.

Aliás, esses “truques” para facilitar o dia a dia estão por toda a parte, e apesar de serem soluções bem customizadas, já fazem parte do know-how da empresa de arquitetura e construção. Exemplo: a bancada alta desenvolvida sob medida e que pode ser utilizada para um trabalho informal esconde aberturas estratégicas que servem para armazenar a infra de conectividade e energia. Precisou fazer uma manutenção? É só abrir uma porta e começar o trabalho!

“A nossa nova casa foi pensada em cada detalhe para promover uma mudança de cultura, trazendo as pessoas mais próximas umas das outras. O ambiente é mais informal e aberto, permitindo aos colaboradores acesso a todas as áreas, bem como à liderança em todos os níveis – além de espaços para relaxar. Priorizamos a diversidade e entendemos que ela começa quando oferecemos uma casa confortável para colaboradores com necessidades diferentes. Por isso, eliminamos tudo que poderia representar barreiras físicas a qualquer funcionário e conseguimos criar um escritório que incentiva a criatividade e cooperação entre as equipes”, destaca Paulo Campana, Diretor de Procurement para América Latina na CA Technologies e sponsor do projeto.

Vale destacar que o escritório é o primeiro do Brasil a receber a qualificação máxima de acessibilidade pelo guiaderodas, iniciativa que qualifica edificações e tem como objetivo propiciar uma vida mais autônoma e inclusiva a pessoas com dificuldade de locomoção. Por toda a instalação há identificações em braile que facilitam a circulação de deficientes visuais, além de piso inteiramente podotátil e algumas mesas motorizadas com regulagem de altura do tampo estrategicamente posicionadas no layout.

Não é à toa que a CA Technologies acaba de ser avaliada como a 14ª Melhor Empresa para Trabalhar na categoria Médias Multinacionais. E a comemoração só aumenta. Veja a taxa de satisfação com o novo ambiente de trabalho, que saltou de 75% para 94%.

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Valdireni Crippa

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