TELELOK
 

Segurança viária: soluções digitais contra tragédias no trânsito

Painel reúne especialistas para abordar como o gestor de frotas pode usar dados, tecnologia e políticas internas para reduzir acidentes e promover uma cultura de segurança no trânsito

Por Redação

Segurança viária: como empresas podem agir diante das quase 100 mortes diárias no trânsito

Foto: Canva.com/IvanSpasic


No estado de São Paulo, de janeiro a março de 2025, foram contabilizadas mais de 2 mil vítimas fatais em acidentes, conforme dados do Infosiga-SP. Diante desse cenário, a segurança viária foi tema do painel “Segurança no Trânsito: Inovações e Tecnologias”, realizado durante o evento Frotas Conectadas. O encontro reuniu representantes de empresas de tecnologia, logística, direito e organizações do setor público para tratar das possibilidades de prevenção de acidentes com o uso de soluções digitais e mudanças nos processos internos das empresas.

Durante as apresentações, os painelistas abordaram a importância da atuação das empresas na prevenção de comportamentos de risco, especialmente nas organizações que operam frotas. Um dos pontos centrais foi a figura do gestor de frotas, responsável por integrar sistemas de monitoramento, conduzir ações educativas com os motoristas e implementar políticas que estabeleçam padrões de conduta no uso de veículos corporativos.

Fabiano Reis, CEO da Sillion, destacou que, mesmo com a presença de sistemas de telemetria e alertas embarcados nos veículos, os comportamentos de risco persistem entre os condutores: “a maioria dos acidentes ainda acontece, mesmo com dispositivos embarcados, porque as pessoas são negligentes com relação à informação que a própria tecnologia traz para elas.”

Paulo Renato Jotz, diretor da Creare Sistemas, apresentou exemplos de tecnologias que monitoram comportamentos como sonolência, uso de celular, ausência de cinto de segurança e distrações visuais. Segundo ele, os dados gerados precisam ser analisados de forma sistemática pelas empresas: “Na medida que você começa a monitorar e exigir que o seu motorista não use o celular ao volante, e tem uma mensagem que o sistema fala ‘não use o celular ao volante’, isso pode ser reforçado positivamente com prêmios e reconhecimento.”

O painel também discutiu a formalização de condutas por meio de políticas de frotas. Vinicius March, da Jusfleet, defendeu que a prevenção de acidentes deve começar na definição de regras e treinamentos internos: “A ideia é evitar uma multa, evitar um acidente. Então tudo o que a gente puder fazer pensando na prevenção, a gente vai desenhar na política de frotas nesse sentido.” Ele também destacou que a estruturação de contratos e processos permite que as empresas adotem medidas preventivas antes da ocorrência de incidentes.

A participação de Paulo Guimarães, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), trouxe a perspectiva da formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Ele relatou experiências com estudos que utilizam telemetria em áreas urbanas para mensurar o uso do celular por condutores e as variações de velocidade, como forma de identificar padrões comportamentais. “A política pública brasileira necessariamente precisa ser construída a partir de dados e evidências, e a tecnologia é essencial para isso.”

O painel foi moderado por Rafaela Cozar, da Roda Brasil e do Sindicamp, que abordou a importância da comunicação interna das empresas e a necessidade de inserir o tema da segurança viária na rotina das equipes, por meio de campanhas e orientações permanentes.

Os dados apresentados durante o painel apontam que mais da metade dos acidentes têm origem em falhas humanas, segundo o Ministério dos Transportes. A atuação do gestor de frotas, aliada ao uso de tecnologia e à padronização de condutas, foi apresentada como um caminho para redução de riscos operacionais e preservação da integridade dos motoristas e da coletividade.

Empresas que operam com transporte e logística passam a ser inseridas diretamente na agenda da segurança viária, não apenas como usuárias da malha viária, mas como agentes responsáveis por estabelecer critérios objetivos para o uso dos veículos sob sua gestão. Entre os pontos destacados no painel estão o uso de sensores embarcados, sistemas de vídeo com inteligência artificial, treinamento de motoristas, comunicação de alertas em tempo real e bonificação por desempenho seguro.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP