Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Cristo Redentor sobe de nível: elevadores ganham tecnologia de ponta

Com sistema regenerativo e operação silenciosa, modernização transforma a experiência de quem visita o topo do Rio

Por Mateus Murozaki

Cristo Redentor sobe de nível: elevadores ganham tecnologia de última geraçāo

Foto: Canva.com/dndavis

Responsável por transportar diariamente milhares de turistas até um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, os elevadores do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, estão passando por um importante processo de modernização. A Otis Brasil, braço da Otis Worldwide Corporation (NYSE: OTIS) — líder global na fabricação, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes — foi a empresa selecionada para revitalizar os três elevadores que atendem ao monumento, em um projeto que alia inovação, sustentabilidade e preservação histórica.

Instalados originalmente em 2003, os elevadores Gen2 da Otis fazem parte de um conjunto que inclui também quatro escadas rolantes externas. Desde então, a companhia tem sido responsável por sua manutenção contínua. Agora, com o objetivo de melhorar o desempenho e preparar os equipamentos para uma nova era de acessibilidade e eficiência, a Otis está implementando uma série de atualizações tecnológicas sem comprometer o acesso dos visitantes.

Tecnologia de ponta em um dos maiores símbolos do Brasil

A modernização será realizada de forma faseada: um elevador por vez será revitalizado, enquanto os demais permanecerão em operação, garantindo a continuidade do acesso ao monumento. O processo inclui a substituição de componentes-chave como máquinas, controles, sinalização, acessórios, fiação e os tradicionais painéis de operação e botões. Tudo isso sem perder de vista o contexto histórico e arquitetônico do local.

Entre os destaques técnicos, está o uso da máquina Gen2, que reduz vibração e ruído, proporcionando uma viagem mais confortável. Associada ao controle ReGen™, a tecnologia permite a recuperação da energia gerada na frenagem e sua devolução à rede elétrica, resultando em uma economia de energia de até 75% em relação aos sistemas convencionais.

As tradicionais correias planas de poliuretano, exclusivas da linha Gen2®, substituem os cabos de aço, tornando o equipamento até 20% mais leve e três vezes mais durável. Já os novos sistemas de controle melhoram a precisão de parada e otimizam o fluxo de passageiros, especialmente em momentos de grande demanda.

Preservação do patrimônio com foco em acessibilidade

“Temos orgulho de mover com segurança milhões de passageiros todos os anos até o Cristo Redentor e as experiências únicas que ele proporciona”, afirma Álvaro Netto, Diretor Geral da Otis Brasil. “A modernização desses equipamentos não apenas preserva este local histórico, mas também garante que ele continue acessível, sustentável e preparado para o aumento no fluxo de visitantes.”

O projeto reforça o compromisso da Otis com soluções escaláveis de modernização, que respeitam a estrutura existente e elevam a experiência do usuário sem comprometer o funcionamento durante as obras.

Para mais informações sobre o projeto do Cristo Redentor, acesse a página da Otis clicando aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking