NEOWRK
 

Cristo Redentor sobe de nível: elevadores ganham tecnologia de ponta

Com sistema regenerativo e operação silenciosa, modernização transforma a experiência de quem visita o topo do Rio

Por Mateus Murozaki

Cristo Redentor sobe de nível: elevadores ganham tecnologia de última geraçāo

Foto: Canva.com/dndavis

Responsável por transportar diariamente milhares de turistas até um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, os elevadores do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, estão passando por um importante processo de modernização. A Otis Brasil, braço da Otis Worldwide Corporation (NYSE: OTIS) — líder global na fabricação, instalação e manutenção de elevadores e escadas rolantes — foi a empresa selecionada para revitalizar os três elevadores que atendem ao monumento, em um projeto que alia inovação, sustentabilidade e preservação histórica.

Instalados originalmente em 2003, os elevadores Gen2 da Otis fazem parte de um conjunto que inclui também quatro escadas rolantes externas. Desde então, a companhia tem sido responsável por sua manutenção contínua. Agora, com o objetivo de melhorar o desempenho e preparar os equipamentos para uma nova era de acessibilidade e eficiência, a Otis está implementando uma série de atualizações tecnológicas sem comprometer o acesso dos visitantes.

Tecnologia de ponta em um dos maiores símbolos do Brasil

A modernização será realizada de forma faseada: um elevador por vez será revitalizado, enquanto os demais permanecerão em operação, garantindo a continuidade do acesso ao monumento. O processo inclui a substituição de componentes-chave como máquinas, controles, sinalização, acessórios, fiação e os tradicionais painéis de operação e botões. Tudo isso sem perder de vista o contexto histórico e arquitetônico do local.

Entre os destaques técnicos, está o uso da máquina Gen2, que reduz vibração e ruído, proporcionando uma viagem mais confortável. Associada ao controle ReGen™, a tecnologia permite a recuperação da energia gerada na frenagem e sua devolução à rede elétrica, resultando em uma economia de energia de até 75% em relação aos sistemas convencionais.

As tradicionais correias planas de poliuretano, exclusivas da linha Gen2®, substituem os cabos de aço, tornando o equipamento até 20% mais leve e três vezes mais durável. Já os novos sistemas de controle melhoram a precisão de parada e otimizam o fluxo de passageiros, especialmente em momentos de grande demanda.

Preservação do patrimônio com foco em acessibilidade

“Temos orgulho de mover com segurança milhões de passageiros todos os anos até o Cristo Redentor e as experiências únicas que ele proporciona”, afirma Álvaro Netto, Diretor Geral da Otis Brasil. “A modernização desses equipamentos não apenas preserva este local histórico, mas também garante que ele continue acessível, sustentável e preparado para o aumento no fluxo de visitantes.”

O projeto reforça o compromisso da Otis com soluções escaláveis de modernização, que respeitam a estrutura existente e elevam a experiência do usuário sem comprometer o funcionamento durante as obras.

Para mais informações sobre o projeto do Cristo Redentor, acesse a página da Otis clicando aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP