Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Revolucionando a gestão de ar-condicionado do varejo multisite

Reduza custos, economize energia com a tecnologia preditiva que já otimiza milhares de máquinas

Por Léa Lobo

Revolucionando a gestão de ar-condicionado do varejo multisite

A Diel Energia está transformando o setor de climatização com uma abordagem inovadora e tecnológica para a gestão de ar-condicionado. Em um país tropical como o Brasil, onde sistemas de refrigeração representam até 80% do consumo energético em instalações climatizadas, a solução da Diel não apenas otimiza o uso de energia, mas também reduz custos de manutenção, com impacto direto na sustentabilidade e eficiência operacional.

Conforme destacado por Victor Arcuri, CRO e um dos fundadores da empresa, o ar-condicionado utilizado no setor comercial é responsável por cerca de 10% do consumo energético no Brasil. Além disso, a refrigeração hoje corresponde a 8% das emissões globais de CO2. Essa dependência energética cresce com o aumento das temperaturas globais e a expansão de setores como data centers, varejo e multisites. A Diel Energia encara esse desafio com uma plataforma inovadora que combina Internet das Coisas (IoT), manutenção preditiva e automação inteligente para reduzir o impacto ambiental e financeiro do uso de ar-condicionado.

A Diel começou com sistemas de termoacumulação em 2018, pivotando para soluções preditivas em 2019, ao perceber a necessidade urgente de prevenir falhas e otimizar operações. A empresa desenvolveu sua própria tecnologia, desde hardware até software, criando a plataforma Celsius 360, que integra monitoramento em tempo real e algoritmos inteligentes para prever falhas e ajustar o funcionamento de equipamentos.

"Somos pioneiros em soluções preditivas e hoje contamos com a maior base de dados de ar-condicionado de expansão direta no Brasil, com mais de 50 mil máquinas monitoradas em todos os estados", afirmou Arcuri.

Os benefícios na prática

A Diel Energia atua principalmente no setor de varejo multisite, atendendo grandes redes como Santander, Banco do Brasil e C&A. Os resultados são expressivos: no Santander, a implementação da solução reduziu os chamados técnicos em 46%, o consumo de energia em 20%, e as trocas de compressores em 23%.

Além disso, a plataforma de gestão Celsius 360 oferece insights práticos e fáceis de interpretar. Por exemplo, máquinas em risco são classificadas por cores, permitindo que gestores identifiquem rapidamente prioridades e planejem manutenções de forma eficiente.

A plataforma ajusta temperaturas de acordo com o uso de cada espaço — como caixas, provadores e áreas comuns — e até considera condições climáticas externas para determinar a temperatura ideal, melhorando o conforto térmico e economizando energia.

A empresa não apenas monitora máquinas, mas também integra sua tecnologia a outros sistemas, como plataformas de gerenciamento de manutenção (CMMS) e IoT. Essa conectividade permite que dados sejam automaticamente transmitidos para abertura de ordens de serviço, reduzindo burocracias e aumentando a agilidade na resolução de problemas.

Victor Arcuri acredita que o futuro da gestão de ar-condicionado está na automação simples e acessível. "Queremos que até a pessoa mais leiga consiga usar a nossa plataforma para tomar decisões eficazes", comenta.

Ao integrar tecnologia IoT própria, com inteligência artificial e uma abordagem orientada por dados, a Diel Energia está preparada para liderar a transformação da gestão de ar-condicionado no Brasil e além, promovendo um equilíbrio crucial entre economia, eficiência e responsabilidade ambiental.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde