Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Novo projeto built-to-suit da Brookfield Properties é entregue na Vila Leopoldina

Edifício de escritórios possui um projeto arquitetônico diferenciado, assinado por Gustavo Utrabo.

Por Brookfield Properties

Novo projeto built-to-suit da Brookfield Properties é entregue na Vila Leopoldina

Foto: Divulgação

A Brookfield Properties, líder mundial em desenvolvimento e operação de ativos imobiliários de alta qualidade, acaba de inaugurar o Arquipeo, seu novo edifício corporativo, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo. O projeto, assinado pelo arquiteto Gustavo Utrabo, é o grande diferencial do espaço, pois foi concebido de forma a criar ambientes amplos e interligados, com andares de até 12 mil m², que podem ser subdivididos em diferentes tamanhos.
 
Empreendimento built-to-suit, o Arquipeo foi desenvolvido para a WPP, maior empresa de publicidade e comunicação do mundo, que irá reunir suas agências do Brasil em um único espaço. O projeto foi encomendado à Brookfield Properties para ser um campus aberto e horizontal para conexão entre as diferentes empresas da rede.

“Arquipeo já é considerado um dos mais icônicos do nosso portfólio. Além do padrão AAA e totalmente sustentável, o Arquipeo está inserido em um novo eixo residencial e corporativo paulistano, na Vila Leopoldina, uma das áreas ascendentes da capital. O bairro evoluiu de uma área industrial para um polo criativo e inovador, atraindo empreendimentos imobiliários, educação, comércio e lazer”, afirma Hilton Rejman, presidente executivo da Brookfield Properties no Brasil.
 
Desde sua idealização, o empreendimento foi pensado para atender às mais rigorosas exigências de sustentabilidade e da certificação LEED Gold, com eficiência hídrica e de energia, construção sustentável, controle de poluentes, aproveitamento da luz natural, localização favorável ao uso de transporte público e alternativos. Possui ainda duas estrelas na certificação Fitwel, desenvolvido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) em parceria com o General Services Administration (GSA) e que valoriza a saúde, o bem estar, qualidade de vida e a produtividade dos ocupantes.
 
O empreendimento ocupa um terreno de 19 mil m², com mais de 57 mil m² de área locável, distribuídos em cinco pavimentos conectados por passarelas e escadas que interligam grandes espaços, galerias e áreas externas com locais de trabalho colaborativos, além de varandas e um “roof-top” com um terraço de mais de 7 mil m². Com capacidade para receber cerca de sete mil profissionais, o empreendimento conta ainda com auditório e espaço para lojas, cafés e restaurantes.
 
O paisagismo é assinado por Raul Pereira e foi desenvolvido com espécies nativas da Mata Atlântica. O jardim interno pode ser visualizado de qualquer parte do edifício e conta com árvores de copas altas. Ao todo, são mais de 5 mil m² de área verde, com cerca de 115 espécies diferentes. O conceito do Arquipeo também valoriza a integração com o bairro e com os passantes, com bastante transparência, fruição e sem muros.
     
O projeto arquitetônico
 
Gustavo Utrabo é um arquiteto brasileiro conhecido por seu foco em sustentabilidade, responsabilidade ambiental e design socialmente consciente. Ganhou reconhecimento por seu uso inovador de materiais naturais, principalmente madeira, e por sua ênfase na integração da arquitetura com a natureza. É fundador do Estúdio Gustavo Utrabo, escritório de arquitetura que se tornou conhecido por projetos como a Aldeia Infantil de Formoso do Araguaia, internato vencedor do Prêmio Internacional RIBA 2018.
 
O trabalho de Utrabo frequentemente combina abordagens arquitetônicas contemporâneas com elementos tradicionais brasileiros, priorizando as necessidades da comunidade local e minimizando o impacto ambiental. Seus projetos normalmente abrangem espaços abertos, ventilação natural e o uso inovador de materiais para promover a eficiência energética e a sustentabilidade.
 
O neologismo que dá nome ao empreendimento tem como referência o próprio significado de arquipélago e foi inspirado na palavra em francês – archipel. “O Arquipeo é uma reflexão a respeito da constituição de uma cidade contemporânea na relação entre cultura e natureza, assim como também sobre a feitura de elementos arquitetônicos. Para a cidade, concebemos um edifício aberto, ativo para vizinhança e com uma praça exuberante ao centro. Para sua construção, pesquisamos sobre a pré-fabricação (algo presente na história fabril da Vila Leopoldina), mas também sobre os gestos manuais que permeiam todo o projeto, como, por exemplo, os painéis estruturais em alto relevo existentes no edifício”, afirma Ultrabo.
 
O Arquipeo é totalmente acessível e está localizado na Avenida Mofarrej, 971, com fácil acesso por carro – está estrategicamente perto de vias como as Marginais Tietê e Pinheiros - e transporte público (diversas linhas de ônibus circulam pela região, além de estar perto de duas estações de trem).

Além disso, o empreendimento tem infraestrutura para os adeptos da mobilidade urbana (bicicletário e vestiário) e possui ciclovias no entorno. A WPP ocupará três dos cinco pavimentos do empreendimento. Os demais espaços serão locados à terceiros.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde