Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Cinco empresas brasileiras estão entre as mais sustentáveis do mundo

Setor financeiro é o mais consciente do Brasil, de acordo com lista da revista TIME.

Por Mateus Murozaki

Cinco empresas brasileiras estão entre as mais sustentáveis do mundo

Foto: Canva.com/YuriArcurs

Organizada pela revista TIME e pela empresa de análise de dados Statista, a edição de 2024 da lista das “Empresas mais Sustentáveis do Mundo” foi divulgada, incluindo 500 das empresas mais conscientes do planeta. A Schneider Electric conquistou a primeira colocação com 88,86 pontos.

O reconhecimento vem como resultado de diversas ações conscientes, incluindo o programa Schneider Sustainability Impact, que impulsiona e mede o progresso da empresa em relação às metas globais de sustentabilidade para 2021-2025.

Entre os pontos relevantes do programa, destacam-se os números significativos de redução de emissões de carbono entre os clientes da companhia, com o total de 553 milhões de toneladas de CO² evitadas desde 2018. Na cadeia de suprimentos, a Schneider conseguiu reduzir as emissões dos seus mil principais fornecedores em 27%.

“Estamos muito honrados em sermos reconhecidos como a empresa mais sustentável do mundo”, afirma Peter Herweck, CEO da Schneider Electric. “Essa conquista representa nosso compromisso sólido e contínuo com a sustentabilidade, que faz parte de tudo o que fazemos. Consideramos o meio ambiente, a sociedade e a boa governança em nossas decisões e operações diárias. Por isso, estamos nos esforçando ainda mais para avançar em nossas metas de sustentabilidade e garantir que todos contribuam para criar um impacto positivo e duradouro”.

A sustentabilidade pelo mundo

No top 10 da lista, estão presentes sete países: França, Japão, Itália, Austrália, Estados Unidos, Suíça e Espanha, com França, Japão e EUA aparecendo duas vezes cada. Com exceção dos Estados Unidos e Japão, o primeiro país que não é europeu a figurar na lista aparece na posição de número 14: o Canadá.

O Brasil é o único país da América do Sul a figurar na lista, com cinco empresas aparecendo no top 500: Lojas Renner em #22, Bradesco em #128, Itaú Unibanco em #384, Banco do Brasil em #433 e Rede D’Or São Luiz em #478, indicando que o setor financeiro, em específico, está apostando fortemente em ações de conscientização.

A Renner está há quase uma década deixando sua marca na questão da sustentabilidade, o que explica sua alta posição e nota de 77,80. Além de uma compensação de 100% das emissões de GEE desde 2016, a empresa também implementou um ciclo de moda responsável, mantendo em sua cadeia apenas fornecedores responsáveis, fazendo uma gestão ecoeficiente, engajando colaboradores, comunidades e clientes, e entregando linhas de produtos e serviços mais sustentáveis, comunicando isso aos clientes.

Já a Rede D’Or aplica uma série de ações sustentáveis a fim de garantir uma operação não apenas consciente, mas também eficiente, incluindo estudos de impacto de vizinhança que, minuciosamente, analisam os impactos positivos e negativos gerados pelas instalações de empreendimentos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde