Emergência climática: como empresas podem fazer parte da solução

Conheça iniciativa que coloca as organizações como agentes de transformação no controle do consumo e que já impulsionou 25 marcas.

Emergência climática: como as empresas podem fazer parte da solução

Imagem: canva.com/ Arthon Meekodong

No ano passado, a Nude, marca de leite vegetal, lançou um convite: e se as marcas mostrassem qual a pegada de carbono de cada um dos seus produtos, dando ao consumidor o poder de escolha baseado em práticas que busquem uma produção mais limpa e menos nociva ao planeta?

A ideia é contribuir para que o consumidor se informe sobre o tema e tome decisões cada vez mais conscientes de compra, além de estimular negócios a terem um impacto cada vez mais positivo para o meio ambiente. Por isso, mais do que mostrar a sua pegada, a Nude resolveu convocar outras marcas para a ação. Já são 25 empresas, de 9 setores econômicos diferentes participando do #MostraSuaPegada.

O Sistema B se juntou a esse movimento como apoiador e está convidando as mais de 300 Empresas B brasileiras a também mostrarem sua pegada e contribuírem para que esse seja um fator decisivo na hora de comprar. "É preciso falar sobre questões como emissões de carbono, processos produtivos mais limpos, emergência climática. As empresas são agentes importantes de informação e educação para a construção de um futuro melhor, mais sustentável e regenerativo. Por isso, resolvemos nos juntar à Nude nesse movimento para amplificar a ação".

Para além das Empresas B certificadas, outras, que queiram entender em qual estágio estão nessa jornada de medição, podem acessar à BIA (B Impact Assessment), uma ferramenta confidencial, online e gratuita desenvolvida pelo B Lab. Essa ferramenta ajuda as empresas a medirem o impacto e a diversidade, mas também funciona na gestão da melhoria contínua e de compliance.

Na BIA são analisadas cinco dimensões: Governança, Colaboradores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes e todas as informações fornecidas são auditadas de acordo com o porte da organização a ser certificada, envolvendo áreas como RI, RH, Compras, Sustentabilidade e Vendas. Com isso, ela busca atender os objetivos da agenda 2030 da ONU, assim como, atingir as 17 metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para erradicar a pobreza e promover uma vida digna a todos.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias