Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Schneider Electric reforça a urgência da descarbonização

Objetivo é atingir uma economia NET zero até 2050

De acordo com a Schneider Electric, líder mundial na transformação digital de gestão e automação de energia e reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo em 2021 pela Corporate Knights, o mundo tem a possibilidade real de acelerar as ações climáticas e reduzir pela metade o dióxido de carbono (CO2) até 2030.

Com informações do Instituto de Pesquisa em Sustentabilidade do Grupo Schneider, a empresa detalhou, em entrevista coletiva que antecedeu o Innovation Summit América do Sul (evento a ser realizado virtualmente entre 3 e 4 de novembro), os desafios climáticos globais e mostrou estratégias para descarbonizar a economia global nesta década. A ideia principal da coletiva foi mostrar a inovação digital sustentável da Schneider Electric na prática e, principalmente, destacar a importância da Eletricidade 4.0 e da automação de ponta. A eletricidade torna a energia sustentável e, consequentemente, é o melhor vetor de descarbonização. Por sua vez, o digital torna a energia inteligente para aumentar a eficiência e eliminar o desperdício. Essa convergência gera a 'Eletricidade 4.0', a capacitadora de um Novo Mundo Elétrico.

A necessidade de agir rapidamente para descarbonizar

De acordo com o mais recente relatório da Schneider Electric, existe a necessidade de reduzir as emissões em até 50% nesta década em comparação aos níveis atuais. Em caso de "não cumprimento" dessas metas, torna-se virtualmente impossível restringir o aumento da temperatura ao limite de 1,5°C definido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O relatório também apresenta um subconjunto de emissões globais de gases de efeito estufa, com a oportunidade de reduzir 30% de todas as emissões relacionadas à energia, o que representa uma aceleração significativa dos compromissos atuais.

A Schneider Electric recomenda, também, que governos e empresas façam um esforço de três a cinco vezes maior do que o atual, destacando que o único caminho realista para o sucesso é implementar tecnologias digitais comprovadas, juntamente com maior eletrificação, de modo a descarbonizar edifícios, transporte e indústria. Essa abordagem economiza tempo em setores nos quais é mais difícil eliminar as emissões.

"Apesar do recente impulso para a sustentabilidade e, à medida que mais empresas adotam metas ambiciosas para enfrentar as mudanças climáticas, este relatório revela que devemos acelerar o ritmo. A Schneider Electric é uma parte única da solução. Para apoiar as empresas em sua descarbonização e para cumprir seus compromissos climáticos, estamos acelerando a expansão de nosso negócio de serviços de consultoria de sustentabilidade global para atender à crescente demanda por um progresso significativo em transição energética. As empresas precisam de um parceiro confiável que combine planejamento estratégico e definição de metas com um histórico comprovado de implementação de soluções para entregar resultados rápidos, tangíveis e sustentáveis. Estamos bem posicionados para ajudar outras empresas a ir mais longe", explica Jean-Pascal Tricoire, presidente e CEO do Grupo Schneider.


Jean-Pascal Tricoire, presidente e CEO do Grupo Schneider. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking