Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Tarkett adota o selo eureciclo para pisos vinílicos

Comunicando consumidores sobre o engajamento da empresa com a reciclagem

A logística reversa das embalagens da Tarkett nos pisos vinílicos, agora é certificada pelo selo eureciclo. A ação é comprovada por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Criada pela startup New Hope Ecotech em 2016, a solução funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos e o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem.

O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando materiais equivalentes aos das embalagens. Assim, as empresas recebem o selo que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem.

Além disso, por meio do conceito de compensação ambiental, ele garante que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei que estipulou inicialmente uma meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

Já no que diz respeito à criação de oportunidades de trabalho, o perfil das centrais de triagem é caracterizado da seguinte forma: 33% são mulheres; 6% não tem mais problemas com álcool e/ou outras drogas; e 2% não estão mais em situação de rua.

Sendo a primeira empresa do segmento de pisos vinílicos a adotar este selo, ao atingir a meta estipulada pela legislação nacional, a Tarkett irá contribuir para esse desenvolvimento e, junto aos outros players, vai contribuir nos aumentos progressivos previstos na taxa de reaproveitamento de materiais no país - 34% em 2023, 40% em 2027, 45% em 2031 -, formalizando e valorizando os agentes dessa cadeia.

Em paralelo ao programa de créditos de logística reversa de embalagens, através do seu programa ReStart e em parceria com seus revendedores e clientes, a Tarkett recolhe sobras de obras de pisos e acessórios para reutilizá-los em seu processo produtivo, deixando de enviar para aterros mais de 105.000 toneladas, entre 2010 a 2019, no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Globalmente, a Tarkett possui uma estratégia de ecoinovação baseada nos princípios Cradle to Cradle® e promove a economia circular, com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas e preservar o capital natural.

Foto: Divugalção


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde