NEOWRK
 

Reinventando o mercado imobiliário

Os impactos da crise e a retomada do setor neste bate-papo online com Gustavo Favaron do GRI Club

Por Larissa Gregorutti

Neste momento de isolamento forçado por conta do novo coronavírus, a comunicação tem ganhado força e se mostrado uma ferramenta poderosa para que as empresas possam sair da crise e se preparar para o futuro.

Uma live promovida pelo Tiago Alves da Regus & Spaces com Gustavo Favaron do GRI Club teve justamente essa proposta, discutir sobre o mercado imobiliário diante o cenário mundial de pandemia.

Algumas questões importantíssimas para o momento foram levantadas:

- O tempo de duração da crise;

- Se nos próximos meses vai haver alguma mudança na lei de incorporação, construção, locação;

- Se as experiências de home office que muitas empresas estão vivendo agora podem impactar na forma como elas vão ocupar espaço no futuro;

- Se o mercado imobiliário começa a comprar o conceito de e-commerce pós crise entre outros assuntos.

Confira o ponto de vista dos executivos sobre os temas abordados:

Segundo Tiago, essa é a primeira vez que o fator principal de uma crise não é um ativo, mas sim o ser humano. "A crise político-econômica que teve início em meados de 2014, por exemplo, ninguém imaginava que seriam 3 anos e meio ruins como foram. Porém, desta vez ela tem data de início, meio e fim para acabar. Mas o mundo pós crise certamente vai ser bem diferente", pontuou o CEO da Regus & Spaces.

Para Gustavo Favaron, existe um consenso que esse cenário dure de 2 a 3 meses, a certeza, porém, é que todas as empresas devem se preparar para a recessão que vai acontecer após esse período.

O CEO da GRI Club também comentou que acredita que o Senado está estudando algum tipo de abono ou suspensão de pagamento para os próximos meses na lei de incorporação, construção e locação. Segundo o especialista, o volume de emprego gerado por esses setores é muito alto e não tem como o governo não intervir no sentido de preservar os empregos gerados por essas empresas, e completou: "Na França, Alemanha, Inglaterra, EUA e uma série de outros países, o que temos visto são governos intervindo de maneira robusta na economia, para que as empresas continuem vivas. Então é um belíssimo desafio e nós esperamos que governo e o congresso ajam de maneira muito rápida para que o Brasil não fique para trás."

A partir deste momento as empresas também vão rever o quanto de espaço elas precisam na prática. "O que foi feito agora é um 'home forced', obrigando as pessoas a trabalharem em casa; não é um home office", comentou Thiago. Além disso, as empresas vão conhecer o valor de um escritório parado, o valor da gestão destes espaços, do metro quadrado para dar manutenção etc.", explicou Gustavo.

Segundo ele, as companhias - a partir deste momento - vão reduzir quadros de funcionários, novas empresas vão surgir neste contexto de revolução digital, o que vai privilegiar um pouco o trabalhar de casa, mas quando tiver um escritório, que seja algo mais flexível.

Por fim, Thiago comentou que o brasileiro tem uma característica que ninguém aluga ou compra algo sem ver, é o tal ver para crer. Mas durante esse período de quarentena, as pessoas terão que se reinventar. "É o corretor de imóvel tentando fazer tour virtual, tentando vender uma casa de maneira digital, e o comprador tentando se adequar a essa nova tecnologia", afirmou.

Sobre essa mudança de postura do setor, Gustavo finalizou que comprar o conceito de e-commerce pós crise será fundamental. "Os shoppings estão mais próximos deste modelo online, mas o mercado imobiliário não tem como fugir disso. Ou se adapta ou não tem como sobreviver".

INFRA FM Talks com Tiago Alves no dia 13/04.

Confira também a participação do Tiago Alves em um bate-papo descontraído com a Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM no INFRA FM Talks. Entre os assuntos abordados, o executivo vai comentar sobre os impactos desta crise no universo de coworking.

Como o próprio Tiago diz: "Quando me perguntam sobre como ficará agora o futuro do coworking, eu afirmo, o futuro é o coworking!". Saiba mais o porquê na próxima edição do INFRA FM Talks.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP