TELELOK
 

Athié Wohnrath quer ser pioneira no Brasil na adoção do Design Generativo

Parceria com a Autodesk amplia escopo e renova infraestrutura tecnológica com objetivo de ganhar cada vez mais competitividade na indústria da construção

Cadeira Elbo Chair

Uma das mais renomadas empresas de arquitetura e construção da América Latina, fundada há mais de 25 anos, a Athié Wohnrath vem investindo em tecnologia como forma de continuar ganhando competitividade no mercado. A companhia foi um dos primeiros escritórios de arquitetura do País a implementar o Autodesk Revit, em 2006, para o desenvolvimento de seus projetos corporativos. Com atuação bastante sólida em seu segmento, a A|W incorporou serviços de construção em seu portfólio. No entanto, com a desaceleração da economia brasileira a partir de 2015, apenas em 2019 a Athié retomou os investimentos na tecnologia BIM.

"Era hora de entender como entregar o máximo valor em nossos projetos com o BIM", afirma Tiago Ricotta, Diretor de Inovação da Athié Wohnrath. "Embora já trabalhássemos com a tecnologia desde 2006, precisávamos repensar a forma como utilizávamos a tecnologia para extrair melhores resultados, ganhando mais eficiência para atuar em um setor altamente competitivo", explica.

A Autodesk destacou uma equipe de profissionais altamente capacitados para desenvolver, em conjunto com especialistas da A|W, um plano para a renovação estratégica de tecnologia na empresa. "Realizamos um estudo com todas as ferramentas do mercado e identificamos que as soluções Autodesk poderiam catalisar mais resultados extraídos do BIM", recorda o executivo.

BIM é uma metodologia que envolve hardware, software e profissionais para gerar modelos tridimensionais com o máximo de detalhamento, e assim, reduzir desperdício de tempo e até investimento nas obras.

Baseada nesse dimensionamento, com o suporte dos parceiros Brasoftware e Pars, a empresa renovou o seu parque de licenças com a coleção AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e BIM 360 da Autodesk e busca ser o primeiro case de Design Generativo do país. "Fizemos a atualização do parque e agora estamos trabalhando as questões culturais e revendo nossa plataforma BIM a fim de explorarmos ao máximo o potencial das novas soluções Autodesk, além de reforçar a equipe com profissionais altamente qualificados para inovarmos também com Design Generativo", conta Ricotta. Atualmente, cerca de 400 arquitetos e engenheiros desenvolvem projetos e consomem informações nas novas ferramentas.

Luiz Iervolino, Vice-Presidente de BIM na Athié Wohnrath, revela que a ideia da companhia com a renovação de sua plataforma tecnológica é assegurar que os profissionais consigam extrair informações detalhadas dos projetos sem a necessidade de dedicar tanto tempo e esforços. "A inovação trará novas abordagens de modelagem, desenho e execução, tornando os projetos muito mais produtivos", afirma.

Design Generativo, que engatinha no Brasil, é um processo no qual arquitetos, em conjunto com o cliente, definem os objetivos de projeto e parâmetros como programa de necessidades, requisitos de desempenho e conforto, disposição de layout (entre outros) em uma plataforma computacional que pode gerar milhares de opções para a implantação de um espaço, ampliando e otimizando as possibilidades do projeto.

O VP de BIM e Modelos Estratégicos destaca que um dos diferenciais da A|W é o seu compromisso com o cliente. "O que combinamos na fase inicial do trabalho nos guia até a sua entrega", afirma. E a tecnologia Autodesk ajudará no sentido de manter esse comprometimento. "O objetivo é que os projetos e obras continuem encantando nossos clientes e fazendo nossos espaços inspirarem ainda mais pessoas", acrescenta Ricotta.

Embora já trabalhasse em BIM há muitos anos, a partir do uso das novas soluções Autodesk, a A|W deve explorar ainda mais as vantagens trazidas com a melhor gestão das informações tanto em projeto quanto na obra. "Sem dúvida, extrair o máximo de valor da tecnologia nos tornará ainda mais competitivos e poderemos continuar a ser pioneiros no uso do BIM no Brasil", finaliza o VP de BIM.

Experiência em Design Generativo

A maioria das pesquisas sobre design generativo da Autodesk feitas nos últimos anos foi devidamente alinhada a técnicas de manufatura de impressão 3D. Recentemente, a equipe de pesquisa da Autodesk dedicou seus esforços para demonstrar como as soluções de design generativo podem otimizar processos de manufatura com máquinas CNC.

Para colocar o conceito em prática foi iniciado um projeto de desenvolvimento de uma cadeira feita com base no software para design generativo. O ponto de partida foi o seguinte: não deveria ser uma cadeira que apenas atendesse critérios já estabelecidos, mas também satisfazer restrições de fabricação, estética e conforto. O maior desafio foi trabalhar com o software para gerar soluções viáveis e sensíveis de fabricação com madeira e uma fresadora CNC.

O resultado dessa experiência é a cadeira Elbo Chair, diferente de qualquer projeto que a Autodesk já tenha fabricado usando design generativo. Além da otimização de benefícios estruturais, o projeto destaca o papel dessa técnica como um colaborador no processo de criação.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP