Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

LAPI – Ambicioso projeto é o próximo passo do Largo da Batata

Plano busca integrar 29 imóveis distribuídos em 3 quadras.

Por Mateus Murozaki

LAPI – Ambicioso projeto é o próximo passo do Largo da Batata

Foto: Divulgação

Não é preciso ser um profundo estudioso da história de São Paulo para reconhecer o Largo da Batata como um importante espaço da capital. De suas origens indígenas no século XVI até a origem de seu nome na década de 1920, quando se tornou um centro comercial forte, trata-se do ponto mais tradicional do bairro de Pinheiros.

Tendo isso em mente, o projeto LAPI recontextualiza o local que, agora, passa por uma requalificação de suas quadras, em um trabalho de escala massiva a fim de trazer um impacto urbano positivo unificando 29 imóveis dispostos em 3 quadras. A primeira fase do projeto foi concluída recentemente, entregando a Quadra 2.

Thiago Rodrigues, sócio e arquiteto do Superlimão, escritório de arquitetura responsável pelo projeto, explica: “A ideia é que o bairro integre gradualmente essas novas utilizações dos espaços, de modo que esse fluxo, partindo do LAPI e se expandindo para além da quadra, contribua para aprimorar a segurança urbana, o convívio e a qualificação tão desejados do Largo.”

Apesar disso, o profissional afirma que, embora a escala seja diferente, o trabalho em si não é algo fora da realidade da empresa, que se especializou em retrofits e projetos de varejo, bares e restaurantes.

O escopo do projeto, junto com a integração dos elementos sociais, foi o que chamou a atenção do escritório. Trata-se, afinal, de algo que nunca foi feito no Brasil.

O masterplan original foi feito por outro escritório de arquitetura, com o Superlimão integrando o projeto com o objetivo de aplicar os conceitos em uma área específica de imóveis que já estavam em fase de aquisição.

LAPI – Ambicioso projeto é o próximo passo do Largo da Batata

Foto: Divulgação

Rodrigues aponta que um dos maiores desafios foi estudar toda a situação de regularização dos 29 imóveis e o impacto que ocorreria a cada unificação e arremate de lote, para que não houvesse percalços legais ao longo do caminho. Até hoje, existem projetos na prefeitura, com um deles aguardando resposta há mais de um ano.

Em relação ao impacto que o LAPI tem na região, a coordenadora do projeto, Letícia Domingues, explica: “O Largo da Batata não está vazio; ele está ocupado por muitas pessoas que já utilizam o espaço há muitos anos. Então, o nosso projeto vem para contribuir com a segurança, com a limpeza, com a governança e a zeladoria da praça como um todo. Começamos olhando muito para o espaço público, mas também voltamos o olhar para dentro das áreas privadas, entendendo o potencial de regenerar o entorno.”

O dia a dia da obra se mostrou revelador pela experiência de descobrir o que havia dentro de cada imóvel e como integrar e conectar isso ao todo do LAPI. Existe um planejamento cuidadoso para que o fluxo de pessoas faça sentido e que as vitrines, internas e externas, valorizem o coletivo do espaço.

Com demolições ocorrendo a todo momento, a sustentabilidade também se mostra presente, com a redução no descarte de materiais e a preservação ao máximo dos edifícios. Vinte metros cúbicos das madeiras originais dos telhados foram reaproveitados na fabricação do mobiliário urbano que ocupa as áreas comuns, enquanto as telhas cerâmicas foram incorporadas ao piso.

Ainda levará um tempo até que o LAPI esteja operando em total capacidade, mas, por enquanto, ele se mostra um exemplo cristalino de como uma área pode ser ressignificada sem perder sua essência e, acima de tudo, contribuir positivamente para a paisagem urbana da capital.

LAPI – Ambicioso projeto é o próximo passo do Largo da Batata

Foto: Divulgação

LAPI – Ambicioso projeto é o próximo passo do Largo da Batata

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking