Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Aligned Data Centers compra a ODATA

Iminente transação marcará a expansão internacional da Aligned com sua entrada na América Latina

A Aligned Data Centers anuncia hoje a execução de um acordo definitivo para adquirir a ODATA, provedora de serviços de data center que oferece infraestrutura de TI escalável, confiável e flexível na América Latina, do Pátria Investimentos e de outras partes interessadas na venda. Em relação à aquisição, a Aligned, que é de propriedade majoritária dos fundos administrados pela Macquarie Asset Management, entrou em acordo definitivo para receber um investimento minoritário estruturado na ODATA dos fundos administrados pela SDC Capital Partners ("SDC"), uma empresa de investimento em infraestrutura digital com foco operacional, com ampla experiência no desenvolvimento, propriedade e operação de data centers de hiperescala em todo o mundo, inclusive na América Latina.

A Aligned é uma empresa líder em infraestrutura tecnológica que oferece data centers em escala inovadores, sustentáveis e adaptáveis, além de soluções "Build-to-Scale" para clientes globais de hiperescala e empresas. Esta transação marca a expansão da empresa na América Latina e a posicionará como uma das maiores operadoras de data centers privados nas Américas, com uma capacidade de aproximadamente 2 GW em 30 locais em plena construção.

A ODATA está entre as plataformas de data centers de hiperescala de crescimento mais rápido na América Latina, com instalações operacionais estrategicamente localizadas em todo o Brasil, Colômbia, México e Chile, além de data centers adicionais em desenvolvimento em toda a região. Além da sinergia em fornecer soluções de infraestrutura de TI escaláveis, flexíveis e ultra conectadas, o compromisso da ODATA com uma estratégia de energia renovável e práticas de projetos sustentáveis é consistente com a visão de ESG da Aligned. A empresa está estruturando uma solução para se tornar uma autoprodutora de energia renovável no Brasil e tem um caminho claro para fornecer energia 100% verde, um requisito chave dos clientes de hiperescala.

"A aquisição contribui para um crescimento significativo para expansão e comprova a aptidão de fornecer capacidade em velocidade máxima, com experiência e parcerias regionais, recursos fiscais aprimorados e uma cadeia de fornecimento resiliente para fornecer uma plataforma de data center de classe mundial que atenda às demandas de nossos clientes corporativos e de hiperescala globais", afirma Andrew Schaap, CEO da Aligned Data Centers. "Estamos animados em receber Ricardo e a equipe da ODATA na Aligned e esperamos promover nossos compromissos conjuntos com o foco no cliente e a excelência operacional à medida que iniciarmos a próxima fase de inovação e crescimento".

"A equipe da ODATA e eu estamos muito entusiasmados por estarmos nos juntando à Aligned Data Centers", acrescenta Ricardo Alário, CEO da ODATA. "A fusão estratégica das plataformas ODATA e Aligned proporcionará aos clientes uma base mais ampla de disponibilidade e capacidade de expansão em locais-chave em todas as Américas, bem como uma amplitude adicional de experiência e profundidade de conhecimento por meio de uma equipe expandida de especialistas em infraestrutura. Esperamos acelerar o crescimento de nossa plataforma com a Aligned e estabelecer um curso cultural de sucesso com foco no cliente e nos funcionários, na inovação e na excelência operacional".

"A ODATA é uma plataforma excepcional criada pelo Pátria Investimentos, há sete anos no mercado de data centers em rápido crescimento. Estamos orgulhosos de ver que a empresa evoluiu rapidamente de uma startup para um dos principais players do mercado latino-americano, servindo os mais proeminentes fornecedores de nuvem no Brasil, Chile, Colômbia e México", comenta Felipe Pinto, Parceiro de Infraestrutura do Pátria Investimentos.

O executivo também destaca que a aquisição da ODATA pela Aligned Data Centers, um player global líder no setor de infraestrutura tecnológica, é um reconhecimento da capacidade do Pátria de desenvolver plataformas de infraestrutura líderes em toda a América Latina.

Espera-se que a demanda de Colocation por atacado nos principais mercados da América Latina cresça consideravelmente nos próximos 10 anos, impulsionada em grande parte pelo aumento da hiperescala, da demanda dos provedores de serviços em nuvem e das entidades governamentais, bem como pelo aumento da digitalização e conectividade nos principais mercados da América Central e do Sul. Computação de alto desempenho, IoT, Big Data e IA têm aumentado a demanda por infraestrutura de data center escalável capaz de suportar densidades crescentes com máxima eficiência.

A transação está sendo financiada pela Aligned, juntamente com um investimento de capital preferencial de fundos administrados pela SDC. Além disso, SMBC, MUFG (como coordenadores de co-estruturação), Deutsche Bank, e Nomura atuaram como organizadores principais em conjunto para o financiamento da dívida recém-comprometida para esta transação.

A Guggenheim Securities e o J.P. Morgan Securities LLC estão atuando como co-conselheiros financeiros da Aligned, e a Vinson & Elkins LLP está atuando como seu consultor jurídico. Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP está atuando como assessor jurídico da SDC Capital Partners e Paul Hastings LLP está atuando como assessor jurídico dos organizadores principais conjuntos.  Evercore e DH Capital, uma divisão de Cidadãos, estão atuando como assessores financeiros do Pátria Investimentos e da ODATA.  Proskauer Rose LLP e Pinheiro Neto Advogados estão atuando como seus assessores jurídicos.

Espera-se que a transação seja encerrada no início de 2023. Os termos financeiros não foram divulgados.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking