Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Com o aumento das chuvas, construtoras reforçam cuidados com a dengue

Incorporadoras seguem protocolos de prevenção e treinamentos voltados aos canteiros de obras

​A volta do período de chuvas em Goiás acende um alerta recorrente: o risco do aumento de casos de dengue. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde (MS),no dia 7 de novembro, foram registrados 1.374.019 casos de dengue em 2022, o que representa um aumento de 182% na comparação com o ano anterior (2021). Em 2021 a doença causou 244 mortes e neste ano este número já chegou a 945 óbitos. A região Centro-Oeste que apresentou a maior taxa de incidência de dengue e Goiás está 2º lugar no país em número óbitos provocados pela doença. Diante desse cenário e com a entrada no período de maior risco da doença, a construção civil redobra as atenções aos protocolos de prevenção nos canteiros de obras para diminuir a proliferação do Aedes Aegypti. 

Cuidados que devem ser seguidos por todos ao longo de todo o ano, na área da construção não são diferentes. Diante dos potenciais criadouros das larvas do mosquito em espaços nos canteiros de obras, incorporadoras da capital seguem protocolos rígidos de prevenção, como dedetização com fumacê - inseticida de ultrabaixo volume (UBV), composto feito à base de neonicotinoide que não oferece risco a seres humanos -,  pelo menos uma vez por mês, identificação e eliminação de criadouros, pontos que podem vir a acumular água, assim como a utilização de cloro e água sanitária nos locais em que não é possível realizar a eliminação total de água, por exemplo.  

O engenheiro Raphael do Carmo Chaul, da Brasal Incorporações Filial Goiânia, afirma que são realizados treinamentos junto ao Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO) para a formação dos chamados 'dengueiros das obras', que se tornam responsáveis por vistoriar os canteiros da incorporadora e fazer todo o levantamento necessário para evitar o risco de casos de dengue. "É um trabalho de conscientização e ações coletivas, todos precisamos estar atentos e é importante ter esse conhecimento especializado para garantir a segurança não só dos colaboradores, mas da sociedade como um todo", garante Chaul. 

A supervisora em segurança do trabalho da EBM Desenvolvimento Imobiliário, Valquíria Lopes, explica que são feitas inspeções semanais, nas quais o dengueiro responsável utiliza rodo e cloro granulado para identificar possíveis focos de dengue. "O controle é feito através de um formulário interno onde e descrito todas as informações supracitadas e se houve ou não casos de foco encontrados e qual foi o ambiente afirmado positivo", complementa. Ainda segundo ela, além dos treinamentos com empresas parceiras, como o Seconci-GO, também são realizadas ações internas de capacitação e conscientização. "O objeto é ampliar ao máximo o entendimento sobre a necessidade da prevenção. São aprendizados aplicados nas obras, mas que cada colaborador carrega consigo para proteger sua casa, sua rua, e aumentar essa rede de proteção", complementa.  

Foto: Divulgação



Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Operações

BIM na operação predial ainda avança mais na teoria do que na prática no Brasil

Estudo revela que falhas de interoperabilidade e integração limitam o potencial do BIM na gestão predial

Carreira

Desgaste entre gestores liderou queda global de engajamento, aponta Gallup

Dados do State of the Global Workplace 2025, publicado pela Gallup, indicam que a queda do engajamento nas empresas esteve concentrada em cargos de liderança, com impacto direto sobre produtividade e desempenho organizacional

Carreira

Washington Botelho é o novo CEO da JLL para o Brasil

Nomeação de liderança estratégica fortalece posição no mercado e integração regional

Carreira

Início da nova Reforma Tributária gera incertezas e acende alerta no setor de facilities services

Modelo de IVA Dual deve impactar custos, contratos, sistemas e estratégia das prestadoras de serviços, avalia a Febrac

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa