Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Grupo Schindler desenvolve padrão global para indústria de elevadores

Modelo de Simulação de Tráfego é adotado oficialmente pela ISO para cálculo de circulação de pessoas em edifícios de alta complexidade

A Schindler desempenhou um papel decisivo ao estabelecer o primeiro padrão moderno de planejamento e seleção de elevadores a ser adotado pela indústria do segmento no mundo inteiro. A metodologia baseada em simulações da Schindler e os critérios de design correspondentes agora são reconhecidos pela norma global ISO 8100-32: 2020.

A nova norma fornece orientação para avaliar corretamente os requisitos de transporte em um edifício e, usando o método mais apropriado, para selecionar a instalação de elevador mais adequada.

Lukas Finschi, Head Building Traffic Management da Schindler, destaca a relevância dessa contribuição. "Esta norma ISO ressalta o papel de liderança da Schindler no planejamento de tráfego. Estamos orgulhosos por viabilizar uma base comum que simplificará e trará mais segurança aos arquitetos e projetistas ao planejarem instalações de elevadores".

O novo padrão global foi saudado pelo presidente da ISO / TC 178, Gero Gschwendtner: "Este novo padrão demonstra o resultado do consenso dentro da ISO, um esforço global, onde 28 países participaram integrando seus comentários durante o intenso processo de desenvolvimento".

A nova norma e o mercado brasileiro

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) iniciou a discussão para a revisão da NBR 5665, que estabelece parâmetros para o cálculo de tráfego para os elevadores em edifícios. Como a maior parte das instituições normatizadoras no mundo, a ABNT tende a seguir as diretrizes estabelecidas pela ISO. No caso dos elevadores, arquitetos e projetistas poderão utilizar a metodologia de Simulação de Tráfego, que incorporou o modelo desenvolvido pela Schindler e que vem sendo utilizado globalmente para assessorar seus clientes, desde 2007, orientando o planejamento de transporte vertical e o cálculo da quantidade necessária de elevadores em edifícios de grande complexidade, como conjuntos comerciais, hotéis, ou edifícios residenciais.

Assim como a versão anterior da norma ISO, a NBR 5665 também foi concebida na década de 1980 e orientava o planejamento de tráfego dos elevadores para projeto dos edifícios, exclusivamente com base no conceito do Pico de Subida, ao considerar que a demanda por elevadores era maior somente em determinados horários do dia, como a manhã. Com o passar dos anos e o aumento das populações em prédios comerciais, percebeu-se um constante fluxo de pessoas ao longo de todo o dia, demandando assim uma nova maneira de gerenciar o tráfego dentro dos edifícios, evitando filas e congestionamentos nos elevadores.

O antigo modelo baseado no conceito de Pico de Subida ainda poderá ser utilizado nos projetos de edifícios residenciais ou aqueles de baixa complexidade, onde a demanda de tráfego é mais previsível. Entretanto, o Modelo de Simulação passa a ser a uma diretriz oficial da ISO 8100-32 2020 para o desenvolvimento de projetos mais complexos, como edifícios comerciais, de uso misto e hotéis.

Foto: Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking