Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Mercado curitibano ganha novo conceito de coworking

Proposta é oferecer moradia, trabalho e autogestão no mesmo empreendimento

Hall de entrada da YouDO Visconde

O YouDO, grupo curitibano do ramo de locação de espaços compartilhados para trabalho, traz um novo conceito de coworking ao mercado curitibano. 

Essa nova modalidade é chamada de Live & Work e consiste em oferecer espaços para a locação de postos de trabalho a profissionais e empresas, e também disponibilizar no mesmo empreendimento a locação de apartamentos e kitnets para moradia.

"O objetivo é que todas as unidades ofereçam as modalidades de trabalho e moradia em breve. Isto abre um leque de opções, possibilitando até mesmo morar e trabalhar no mesmo prédio, em um ambiente totalmente preparado para isso" diz Ivan Balmant Cruzeiro, um dos idealizadores do conceito Live & Work na YouDO.

Sala de coworking com várias posições de trabalho

Atuando no mercado imobiliário há mais de 10 anos, a YouDO possui unidades em locais estratégicos de Curitiba e cada uma delas leva o nome da rua de sua localização. Na opção Live (moradia), existem a YouDO Piquiri, com 60 kitnets e expansão já programada para 90 unidades, e a YouDO Madre Leonie, onde são 10 apartamentos para locação. Já na modalidade Work (trabalho), está a YouDO República, no Água Verde, que é a maior das unidades e conta com mais de 140 posições, além de amplas salas de reuniões com toda a infraestrutura para meetings e calls.  

Sala de Reunião completa para meetings e calls.

E na recém-lançada modalidade Live & Work (moradia e trabalho) está a unidade YouDO Visconde, localizada no coração empresarial de Curitiba: rua Visconde do Rio Branco, Centro. O empreendimento, no Live, conta com 28 apartamentos. "O foco são clientes que busquem um short stay (breve estadia) em Curitiba por conta de negócios ou reuniões e queiram uma opção viável de espaço e comodidade próxima à um ambiente corporativo", explica Ivan.

Já na modalidade Work, a YouDO Visconde concentra 4 salas de 25m2  com a capacidade de 10 postos de trabalhos cada. Em processo de expansão, serão disponiblizadas em futuro próximo mais 1 sala de 10 postos, 1 de 5 postos, 1 de 2 postos além de sala compartilhada com 10 postos. Ali, os profissionais tem à disposição internet de extrema velocidade e acesso às salas de reuniões, além do poderem utilizar também as salas da unidade República, através de um sistema automatizado de agendamento. A recepção funciona das 8 às 18 horas e a recepcionista, apesar de não exercer a função de secretária, pode auxiliar os clientes em tarefas como receber correspondências, repassar ligações e até recepcionar clientes para reuniões.

 Basement, área com mesa de sinuca e televisão. Espaço dedicado ao relaxamento e interação dos clientes da YouDO

No ambiente compartilhado, são oferecidos água, café, banheiros, além de um espaço de descompressão no subsolo, chamado de basement,  com mesa de sinuca, karaokê e televisão. Após as 18:00, este espaço é fechado e transforma-se em um lounge com um bar, possibilitando a realização de happy hour. E é através de um escorregador que é feito o acesso a este local, o que agrega ao ambiente um clima de descontração. 

Ivan Balmant mostra um dos espaços na YouDO Visconde

Outro grande diferencial do YouDO é a automação de processos que permite preços mais acessíveis aos clientes. Partindo da filosofia do "faça você mesmo" (YouDO), muito presente em ambientes corporativos mundo afora, é possível reduzir a mão de obra e os custos. Ali, o cliente é o responsável pela suas compras, agendamento de serviços e autogestão de seu ambiente de trabalho.

"Em coworkings convencionais são funcionários que realizam tais tarefas, o que eleva os custos e torna o ambiente mais carregado. Por exemplo, na YouDO cada um lava sua própria louça, ou reserva a sala de reuniões por meio de um sistema online. Também é responsável pela manutenção da organização do seu ambiente e dos espaços coletivos. Por isso os preços são atrativos", explica Ivan.

Um posto de trabalho na YouDO Visconde custa em média R$600,00, em planos que oferecem de 5 ou 10 postos por sala. Já o preço dos apartamentos para moradia gira em torno de R$1.100,00 com tudo incluso: água, energia elétrica e internet. Outra vantagem é que não existe a necessidade de fiador e a burocracia é bem menor que a encontrada em imobiliárias. 

A YouDO pretende disponibilizar em 2020 mais 100 postos de trabalho em sua unidade Visconde.

Fotos: Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking