A questão do consumo precisa ser revista

Após recorde histórico indicar maior consumo de energia desde 2004 e o constante problema de escassez de água, implementar soluções de economia volta a ser prioridade na gestão dos empreendimentos

A sustentabilidade é um tema que sempre está em alta na rotina de Facility Management, pois além de assegurar a preservação do meio ambiente, contribui para a redução de gastos e do consumo na administração predial. Dentre as diversas medidas que podem ser tomadas para uma gestão sustentável, duas que continuamente precisam ser revistas é a economia de água e energia.

 A água, como se sabe, é um bem essencial para a vida humana, utilizada por todos para consumo próprio, para a manutenção áreas comuns, jardinagem, higiene e limpeza dos espaços, entre outros. Em virtude disso, a água hoje é considerada um commodity, e o risco de escassez deve ser de toda forma evitado.

Uma medida eficaz de economia, capaz de reduzir gastos que antes eram inevitáveis, é através da coleta da água de reuso. Nesse processo, a água passa por um sistema de captação de água das chuvas, de mangueiras de ar condicionado, ou até mesmo das torres de resfriamento para ar condicionado, e é armazenada em cisternas próprias, onde recebe tratamento e uma coloração especial para identificar que se trata de água de reuso, até o momento que ela possa ser utilizada na jardinagem e nas descargas dos banheiros, por exemplo.

Embora seja um recurso pouco explorado em nosso país, o tratamento de efluentes para reuso, pode economizar até 40% de água, além de aumentar a segurança hídrica de empresas e indústrias.

Recorde histórico de consumo de energia

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em março deste ano, o consumo de energia bateu recorde histórico de 44.101 GWh, o maior valor de toda a série histórica, desde 2004. Na comparação interanual, o consumo nacional avançou 1,6% no mês, sendo que no acumulado de 12 meses, o consumo nacional de energia elétrica foi de 501.267 GWh, com crescimento de 4,5% comparado com o período anterior.

Devido à atual situação de consumo excessivo de energia, é responsabilidade do Facility Manager estar sempre atento aos números de consumo e criar soluções para o uso sustentável. As soluções podem ser simples, como trocar lâmpadas por modelos mais econômicos, criar ambientes que possam utilizar ao máximo a luz natural do dia, pintar tetos e paredes com cores claras de modo que possa ampliar a iluminação nos ambientes, etc. Mas também existem as soluções estruturais, como a instalação de painéis solares, com capacidade de reduzir em até 98% a conta de energia, investir em aparelhos que produzem energia própria, como elevadores, refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, entre outros, e utilizar sensores de presença e calor, que economizam até 50% do consumo de energia.

A melhor forma de garantir a implementação de um sistema eficaz na gestão dos recursos, é estar atento às novas tecnologias e buscar qual a melhor solução para cada realidade. Oferecendo o que há de mais novo em conteúdo, soluções e serviços, a Infra FM preparou para 2022, eventos com o tema Building The Future. Clique aqui, confira os próximos eventos, e faça parte do maior hub de conhecimento e relacionamento em Facility, Property & Workplace Management da América Latina.

Líderes de audiência

Mercado

Woba lança agentes de IA para gestão imobiliária corporativa e aposta em nova fase do workplace

Plataforma apresentada durante a Expo InfraFM promete apoiar decisões ligadas a custos, operação e experiência dos colaboradores por meio de inteligência artificial aplicada ao real estate corporativo

Mercado

Congresso InfraFM 2026 começa com imersões em operações de referência

Primeiro dia do Congresso InfraFM foi marcado por visitas técnicas em empresas e operações de diferentes segmentos, proporcionando aos participantes uma visão prática sobre gestão de infraestrutura, manutenção, tecnologia, segurança, sustentabilidade e eficiência operacional

AstraZeneca traduz crescimento, bem-estar e brasilidade em novo escritório em São Paulo

Com 2.300 m² na Torre Jatobá, o novo escritório da AstraZeneca em São Paulo foi projetado para apoiar o modelo híbrido, priorizando colaboração, sustentabilidade, acessibilidade e bem-estar dos colaboradores, com elementos de brasilidade e gestão por

Operações

Perder o prazo do LEED pode adiar certificações estratégicas até 2027

Cronograma do GBCI mostra que projetos que buscam certificação antes da Greenbuild ou até o fim do ano precisam antecipar documentação, pagamento e análise técnica

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea