Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Fazer "mais com menos" na contratação de serviços especializados

A contratação adequada de qualquer especialidade de serviço é uma atividade muito complexa e alguns critérios delicados não podem ser ignorados nesse momento

*Por Léa Lobo

​Apesar de parecer um processo fácil, fazer uma contratação adequada de qualquer especialidade de serviço é uma atividade muito complexa. Em um momento economicamente delicado para muitas empresas, os profissionais responsáveis por essa contratação vivem constantemente sob a pressão de reduzir custos, encontrar o melhor preço, respeitar as margens e mais uma infinidade de tarefas que exigem uma visão estratégica do segmento.

Todas as empresas passam por esse processo e precisam se reinventar, para fazer mais com menos, entretanto, isso não significa fazer mais com menos gente, menos qualificação, com salários menores e, ao fim da conta, aumentar os riscos, ocasionando danos colaterais significativos para as empresas. Fazer "mais com menos" significa fazer uma gestão mais otimizada com menos desperdício de recursos em ações que não geram resultados.   

Então, quais são os critérios que devem ser utilizados por sua empresa para fazer um escopo adequado de contratação de serviços em um tempo adequado? Como analisar as propostas recebidas? Como a transformação digital está impactando a forma de contratação de serviços? Como analisar o retorno sobre investimentos na aquisição de um ativo?

São muitas questões a serem estudadas, mas um dos primeiros passos é buscar por cases de sucessos de seus fornecedores, assim, fica mais fácil observar o produto ou serviço já aplicado. Outro ponto: o prestador de serviço compartilha de propósitos compatíveis com o da sua empresa? Afinal, de nada adiantará gastar tempo e recurso para conseguir uma certificação que valoriza o bem-estar dos colaboradores e a boa sintonia da empresa com seus stakeholders e contratar um prestador que enxerga essa prática dispensável. Estude os riscos da prestação de serviços de forma sistêmica e utilize como exemplos a importância da qualificação dos profissionais, o conhecimento de normas e os impactos nos resultados dos negócios.

Infelizmente você não vai chegar ao fim desse pequeno artigo um profissional em contratação de serviços terceirizados, mas posso te apresentar o que os maiores gestores de FM estão fazendo em suas empresas. No 17º Congresso Infra FM América Latina, reuniremos grandes cases para exemplificar as melhores práticas do mercado na atualidade, além disso, mais de 70 expositores de variados setores estarão presentes para apresentar o que há de novo no mercado de prestação de serviços para Facility Management. Esteja conosco, clique aqui e inscreva-se.

​Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM, administradora, jornalista, pós-graduada em marketing, com MBA de Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo (USP).


Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Quantos contratos você é capaz de administrar?

Seus custos de manutenção têm aumentado, você tem tido problemas para rastrear seus ativos em diversos sites diferentes e os inúmeros contratos que você tem que administrar estão escorrendo entre seus dedos? Talvez seja a hora de você conhecer o conceito de IFM (Integrated Facility Management)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde