Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Conheça as principais vantagens de uma Construção Offsite

Os benefícios não se limitam unicamente à otimização dos custos e nem aos prazos mais curtos

Paulo Salvador*

Cada vez mais presente no Brasil a construção offsite (ou construção modular) já é responsável por uma parcela significativa das construções em países como Japão, Inglaterra e Estados unidos. As vantagens quando comparada as obras convencionais não se limitam unicamente à otimização dos custos e nem aos prazos mais curtos. 

Neste artigo, vamos abordar outros pontos que vão além dos benefícios já conhecidos e reforçar como este modelo construtivo pode agregar mais qualidade, eficiência, segurança e sustentabilidade à uma obra. 

Construções modulares podem ser mais robustas que a alvenaria convencional

Uma das principais dúvidas de quem quer utilizar tecnologia modular se refere à resistência e durabilidade das construções. Hoje já existem prédios residenciais (40 andares - Clement Canopy Singapura) e hotéis (26 andares - AC Hotel em Nova York) totalmente concebidos com a tecnologia offsite.  Estruturalmente, eles são mais fortes do que uma construção de alvenaria porque cada módulo é projetado individualmente, já levando em consideração fatores essenciais como peso, largura, espessura, rajadas de vento e outros.

Na construção convencional, como nem sempre o planejamento é executado adequadamente por mão de obra qualificada isso acarreta patologias ao longo do tempo, como rachaduras, infiltrações, manchas etc.
Finalmente, como as edificações são produzidas em ambiente controlado e com processos totalmente industrializados a "fabricação" segue programas rigorosos de qualidade, inspeção e testes por engenheiros, projetistas e profissionais de montagem experientes,  qualificados e treinados.

Equipes mais enxuta se agilidade no canteiro de obra
Outro benefício indiscutível de uma construção modular é a otimização do canteiro de obra na etapa de "montagem". A montagem é executada por profissionais especializados e em número infinitas vezes reduzido. Somado a que as necessidades de espaço físico e atividades paralelas são 4 vezes menores do que as de um projeto convencional (interdição do local por completo, aluguel de equipamentos, espaços para estoque de insumos, interdição de passagem de pessoas ou veículos etc.). 
E como cada elemento de eficiência repercute no prazo de entrega as estatísticas mostram que enquanto uma obra normal de pequeno e médio porte demandaria 270 dias para ser concluída a modular levaria metade do tempo. 

Flexibilidade e inovação "embarcada" 
Outro benefício da construção modular se refere à flexibilidade e inovação "embarcada".  Toda modelagem dos projetos é feita dentro de um verdadeiro espelho digital (Chamamos isso de Gêmeos Digitais)do prédio que será construído. Isso permite especificar uso dos materiais, locais de instalações elétricas e hidráulicas, identificar e corrigir patologias futura otimizando muito mais a gestão do ativo ao longo de todo ciclo de sua existência. 

Os métodos produtivos industriais como construção enxuta (Lean Construction, criado pela Toyota)otimiza toda cadeia de fornecedores e otimiza desperdícios. Arquitetos, desenvolvedores e investidores imobiliários podem personalizar diversos aspectos do projeto, agregando inúmeras formas de design, linguagem e modelos conforme suas necessidades.

Sustentabilidade 
Finalmente, não podemos deixar de destacar os benefícios ligados à  sustentabilidade. Diversos fatores tornam os projetos off-site  muito mais sustentáveis e eficientes, desde a redução de insumos e entulhos até a movimentação logística dos materiais no canteiro de obras.

Para se ter uma ideia, estima-se que uma única construção modular possa reduzir em até 40% a emissão de gases poluentes em relação aos modelos tradicionais. Como toda estrutura volumétrica do empreendimento é feita de aço, que é o material mais reciclado no mundo, podemos afirmar que cada produto siderúrgico utilizado em um apartamento/módulo  tridimensional é um produto potencialmente reciclado. A reciclagem do aço permite evitar, por exemplo, a emissão de mais de 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano em um país como a Alemanha.  

Em resumo: os benefícios agregados pela construção modular são inúmeros e vão muito além das vantagens já conhecidas, como a otimização de custos e o prazo de entrega dos projetos. 

Paulo Salvador é CEO da Modularis Offsite Building 

Foto: Divulgação/Site Modularis.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking