TELELOK
 

Sumitomo Chemical deixa de utilizar 321 toneladas de plástico

Empresa utiliza matérias-primas recicláveis e biodegradáveis para embalar linha de produtos

Alinhada à redução do impacto ambiental e às práticas de sustentabilidade no meio corporativo, a Sumitomo Chemical fomenta a substituição de plástico virgem na fabricação de embalagens por opções de plásticos reciclados e biodegradáveis. Em dois anos, diversos projetos de pesquisa realizados pelo laboratório interno da companhia resultaram em iniciativas que diminuíram o consumo em 321 toneladas de plástico.

Quanto à redução de CO2 emitido na atmosfera, o montante é equivalente a 1,1 milhões de km percorridos de carro, o que totaliza aproximadamente 200 viagens do Oiapoque ao Chuí.

A busca pelo uso de matérias-primas sustentáveis nas embalagens dos produtos agropecuários integra os princípios do plano de negócio da Sumitomo Chemical. De acordo com Luiz Rahmeier, Diretor de Registro, Stewardship e Formulação para a América Latina, as metas abrangem a utilização eficiente de energia, recursos e tecnologia para mitigar mudanças climáticas e contribuir para reciclagem e redução de plástico na natureza.

"Um dos principais pilares da política de sustentabilidade da Sumitomo Chemical é gerar benefícios para a sociedade, por isso, estamos continuamente aprimorando nossas estratégias e atividades internas a fim de promover soluções para o desenvolvimento econômico e social", pontua Pedro Tagliari, Diretor de Operações e Supply Chain da América Latina e sponsor do pilar Planeta do Comitê de Sustentabilidade da companhia.

Redução da pegada de carbono sem perda de qualidade

Para alcançar o estágio atual, no decorrer dos últimos anos, foram elaborados quatro projetos encabeçados pelo laboratório da Sumitomo Chemical para garantia que as embalagens não perdessem a eficiência com a redução de massa durante a fabricação. E assim, após diversos experimentos, obteve-se a diminuição considerável do uso do polietileno de alta densidade (PEAD), resina proveniente de fontes não-renováveis comum na customização de embalagens de defensivos agrícolas.

Os produtos da Nutrição Animal também passaram por alterações. Atualmente, a Sumitomo Chemical é o segundo maior produtor mundial do aminoácido essencial para a nutrição chamado metionina, e suas embalagens foram recentemente substituídas por matérias-primas biodegradáveis, que são 100% recicláveis e de fácil degradação quando descartadas, podendo ser utilizadas até como adubo quando misturadas com itens orgânicos.

"Todas essas medidas foram submetidas a experimentações e atingimos o nosso objetivo de reduzir tanto o consumo de plástico quanto a pegada de carbono sem perder na qualidade dos produtos da nossa marca", diz Andreas Gathmann, Head da Divisão de Nutrição Animal para América Latina.

Planos futuros

Atualmente, encontra-se em fase final um projeto de aprovação de uso de resina reciclada na unidade sopradora de embalagens in-house, que prevê o consumo anual de 1,4 milhões de bombonas e 770 mil quilos de resina reciclada por ano. A Sumitomo Chemical utiliza resina reciclada na produção de suas embalagens desde 2014, o que significa aproximadamente 1,5 milhões de kg de polietileno reciclado utilizados.

"Para o futuro, continuamos projetando uma redução de consumo de plástico aliada a projetos de desenvolvimento de produtos mais concentrados, com o foco de sempre diminuir os impactos no meio ambiente e entregar valor ao cliente final", finaliza Rahmeier.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP