Enel investe R$ 1,3 milhão em projeto de eficiência energética no Hospital Geral do Grajaú

Substituição de chiller e mais de 4 mil lâmpadas fluorescentes por modelos de LED estão entre as benfeitorias

A Enel Distribuição São Paulo, maior concessionária de energia elétrica do Brasil, acaba de entregar as obras do projeto de eficiência energética no Hospital Geral do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo. Com investimento de R$ 1,3 milhão, a obra contou com a substituição do chiller da central de ar-condicionado e a troca de 4.556 lâmpadas fluorescentes pelo modelo LED, que são mais eficientes e duram mais tempo.

Com a iniciativa, financiada com os recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o hospital terá uma redução de 1.418 MWh/ano no seu consumo de energia, o equivalente à demanda de 590 residências ao mês. A previsão é que as obras tragam uma economia de R$ 646 mil ao ano na conta de luz do hospital.

Além dos ganhos energéticos, a instalação de lâmpadas LED melhora a luminosidade dos corredores, consultórios e salas de cirurgia do hospital e, consequentemente, a visibilidade dos pacientes, funcionários, enfermeiros e médicos. Já a substituição do chiller da central de ar-condicionado consegue proporcionar melhor resfriamento e conforto térmico no local com um menor consumo energético.

Além dos benefícios econômicos, o projeto tem um impacto positivo para o meio ambiente. Com o consumo de energia mais eficiente após a modernização dos sistemas de iluminação e climatização, o Hospital Geral do Grajaú irá evitar a emissão de 106,37 toneladas de gás carbônico (CO2), um dos responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 759 árvores. 

Projetos em hospitais

No setor de saúde, a Enel Distribuição São Paulo entregou no ano passado a obra de eficiência energética na Santa Casa de Santo Amaro, onde foram trocadas 2.764 lâmpadas antigas por LED e modernizado o sistema de climatização, totalizando um investimento de R$ 270 mil. Além dos projetos nos dois hospitais na capital paulistas, estão programadas entregas de projetos em outras instituições de saúde ainda neste ano e em 2021. 

De acordo com a Gerente de Sustentabilidade da Enel São Paulo, Solange Mello, os projetos vão garantir uma economia significativa na conta de energia das instituições de saúde. O investimento em obras supera o valor de R$ 10 milhões. "Trabalhamos com a previsão de uma economia de 10.297,30 MWh/ano em todos os nossos projetos em instituições de saúde, o suficiente para abastecer 4.291 residências", explicou. Os projetos realizados em 2019 e 2020 têm investimento total estimado em R$ 4,2 milhões.

Segundo Carolina Lastra, Diretora Executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, responsável pela gestão do Hospital Geral do Grajaú, a iniciativa é muito bem-vinda, pois apoia a instituição a continuar atendendo a sociedade. "Mensalmente recebemos mais de 100 mil pessoas e com o valor economizado na conta de energia poderemos investir em melhorias para atender a população", afirma. 

Carolina Lastra, Diretora Executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, responsável pela gestão do Hospital Geral do Grajaú

Fotos: Divulgação


Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Mercado

Woba lança agentes de IA para gestão imobiliária corporativa e aposta em nova fase do workplace

Plataforma apresentada durante a Expo InfraFM promete apoiar decisões ligadas a custos, operação e experiência dos colaboradores por meio de inteligência artificial aplicada ao real estate corporativo

Mercado

Congresso InfraFM 2026 começa com imersões em operações de referência

Primeiro dia do Congresso InfraFM foi marcado por visitas técnicas em empresas e operações de diferentes segmentos, proporcionando aos participantes uma visão prática sobre gestão de infraestrutura, manutenção, tecnologia, segurança, sustentabilidade e eficiência operacional

AstraZeneca traduz crescimento, bem-estar e brasilidade em novo escritório em São Paulo

Com 2.300 m² na Torre Jatobá, o novo escritório da AstraZeneca em São Paulo foi projetado para apoiar o modelo híbrido, priorizando colaboração, sustentabilidade, acessibilidade e bem-estar dos colaboradores, com elementos de brasilidade e gestão por

Operações

Perder o prazo do LEED pode adiar certificações estratégicas até 2027

Cronograma do GBCI mostra que projetos que buscam certificação antes da Greenbuild ou até o fim do ano precisam antecipar documentação, pagamento e análise técnica

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea