Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Associação Paulista Sudoeste conquista economia de 70% em telefonia fixa

Disponibilidade de 100% e custo zero de manutenção são alguns dos benefícios alcançados com solução de comunicação

Um escritório central e sete colégios, cada um situado em uma cidade do interior paulista, conectados por ramais administrativos. Essa é a nova realidade da Associação Paulista Sudoeste (APSO), braço da União Central Brasileira (UCB), entidade que lidera as atividades da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no estado de São Paulo. A tecnologia da Avaya, referência global em soluções de contact center e comunicações unificadas em todo o mundo, permitiu à APSO economizar 70% em telefonia fixa - não menos que R$ 120 mil ao ano.

Até pouco tempo atrás, o diálogo entre as unidades - cada uma localizada em uma cidade - dependia de ligações DDD, o que gerava custos onerosos para a organização, além dos gastos com suporte técnico de PABX. Para uma operação que atende a 5.700 estudantes e possui 480 funcionários, há pelo menos três palavras-chave: comunicação, acessibilidade e disponibilidade. "Nossas atividades diárias estão alicerçadas na telefonia. Os contatos com pais e responsáveis acontecem de maneira ininterrupta e são a base do nosso trabalho", comenta Jonathas Menegatto, gerente de Tecnologia da APSO. 

Em abril de 2019, com a tecnologia da Avaya e instalação da Olitel, empresa de integração de serviços de TI e telecom e parceira de negócios da Avaya, junto à Olibras, empresa distribuidora de soluções em telecomunicações da Avaya, a Associação Paulista Sudoeste, da União Central Brasileira, passou a operar por 194 ramais administrativos - uma parte no escritório central, em Sorocaba, e outra, maior, nos sete colégios localizados em diferentes cidades do interior do estado de São Paulo: Sorocaba, Indaiatuba, Porto Feliz, Piracicaba, Hortolândia, Tatuí e Itararé.

Implementação e benefícios

Todo o legado analógico foi substituído por aparelhos de primeira linha, modelo Avaya 9608G IP, cloud com sobrevivência. "Nosso data center conta com um módulo de sobrevivência, que replica para o servidor da Avaya, na nuvem. Se, por qualquer motivo, ficarmos sem energia aqui, a Avaya assume imediatamente", explica Menegatto. Outro aspecto importante é que as unidades que possuíam entroncamento local foram portadas para a nuvem (60 canais E1 da Americanet), por conexão SIP Trunk. "Isso significa que não temos fio nenhum de linha telefônica entrando em um PABX físico. Portanto, rompimentos de cabos de energia não nos afetam mais", esclarece o executivo. E conclui: "Com essa estrutura, garantimos disponibilidade consistente".

A manutenção zero é mais um fator a ser destacado. A Avaya disponibiliza um PABX para gerenciamento do próprio cliente, dispensando a abertura de chamados para suporte técnico. "Não precisamos mais de terceiros. Assim, economizamos recursos, ganhamos tempo e otimizamos nossa operação", sintetiza Jonathas Menegatto, Gerente de Tecnologia da APSO.

Redução de custos (telefonia fixa e manutenção), agilidade (basta discar o ramal para acessar o colega de trabalho em outra cidade), disponibilidade, estabilidade e segurança são os grandes benefícios desfrutados pela entidade ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, como reforça Rafael Gonçalves, líder de Canais da Avaya no Brasil. "Temos que considerar ainda o ganho na qualidade de voz: as conversas pelo telefone ficaram muito mais limpas, livres de ruídos e interferências", complementa.

A implantação do novo sistema foi simples e rápida. "Os aparelhos Avaya foram despachados via transportadoras - todos já programados e provisionados. O usuário apenas ligou na tomada, subiu a programação e pronto: sistema plug & play. Trata-se de uma tecnologia de ponta, mas com instalação fácil", frisa Lupércio de Souza, Diretor Comercial da Olibras.

"De fato, não vivenciamos transtornos nem inoperância. Não tivemos nem sequer um minuto de parada de serviço ao longo de um mês todo. Vale mesmo destacar o profissionalismo e a capacidade técnica da equipe. Também não enfrentamos problema com nossos colaboradores. Produzimos um vídeo explicativo, e isso foi suficiente para eles usarem o equipamento com tranquilidade. O que fizemos foi configurar teclas de atalho", conta Menegatto.

Foto: Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking