Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Colégio Bandeirantes anuncia expansão

Ampliação ocorrerá em três fases, com primeira entrega prevista para 2021

O Colégio Bandeirantes, tradicional escola da capital paulista, localizada na Rua Estela, será expandido ao longo dos próximos anos, com projeto assinado pelo escritório Aflalo/Gasperini. A ampliação ocorrerá em três fases, com a primeira entrega prevista para 2021.

A primeira fase, já iniciada, contempla a construção de um novo edifício junto à Rua Cubatão e intervenções pontuais no prédio existente da década de 70, marcando a transformação do campus com um diálogo entre tradição e inovação.

O projeto propõe flexibilidade na configuração dos layouts e nas dinâmicas de ensino através de novas salas de aula e de amplos espaços de convivência, gerados pela multiplicidade dos pátios no térreo, nível intermediário e cobertura. Um novo refeitório, um auditório multiuso e uma quadra descoberta farão parte do programa do novo edifício escolar.

"O desafio foi reinventar o campus do colégio através do masterplan em fases. Mais do que novos ambientes de ensino, mais modernos e dinâmicos, a escola terá áreas comuns generosas e espalhadas em diferentes níveis, criando novas maneiras de circular pelo campus e de fomentar troca de experiências entre os alunos", explica José Luiz Lemos, sócio diretor do escritório Aflalo/Gasperini.

Em fases posteriores, novos espaços destinados ao esporte e à cultura complementarão as áreas de estudo. Foi projetada uma grande caixa elevada para o ginásio, liberando área para um generoso pátio coberto no térreo e um pátio descoberto em sua cobertura, maximizando as áreas do campus.

Para manter a tradição do colégio na fachada, foram escolhidos materiais e tonalidades que lembrassem, de forma inovadora, os originais tijolos dos blocos existentes. Brises em concreto de alto desempenho e painéis de concreto pigmentado pré-moldados, que ressaltarão as áreas de opacidade, transparência e controle solar do projeto, vão compor elegantes fachadas. "Todos os materiais propostos foram cuidadosamente selecionados para dialogar com a estrutura existente e, ao mesmo tempo, reforçar a ideia de inovação da nova fase do Colégio Bandeirantes", conta Roberto Aflalo Filho, sócio diretor do escritório.

Por se tratar de um programa escolar, o projeto considerou a máxima eficiência na construção. "A transformação de um campus escolar em funcionamento apresenta uma série de desafios e complexidades. A implantação do novo edifício e a alteração de áreas existentes exige, além de logísticas de obra, cronogramas precisos para que a mudança dos alunos ocorra de acordo com o ano letivo", afirma José Luiz Lemos.

"A escolha dos elementos pré-moldados de fachada e a opção pela estrutura metálica assegurarão uma obra limpa e com o menor volume possível de peças instaladas in-loco. Houve também a preocupação em ter o menor impacto possível aos alunos e funcionários nesse período", completa Roberto Aflalo Filho.

Perspectivas eletrônicas: Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking